Candidato à presidência da Câmara dos Deputados busca apoio e votos na Paraíba

Publicado em: 14/01/2021 às 07:20
Foto

Em busca de conseguir apoio para a eleição na presidência da Câmara Federal, os candidatos ao cargo Baleia Rossi (MDB-SP) e Arthur Lira (Progressistas-AL) seguem em visitas aos estados. Nessa quarta-feira (13), Lira esteve em João Pessoa e se reuniu com o governador João Azevêdo (Cidadania) – na foto – e com deputados federais paraibanos para tentar aumentar a adesão à sua candidatura.

O encontro com o chefe do Executivo estadual ocorreu na Granja Santana, na parte da tarde, enquanto os deputados tiveram um jantar em um restaurante da cidade para tratar da disputa. Lira já conseguiu apoio de nove partidos: PL (43 deputados), Progressistas (40), PSD (35), Republicanos (31), Solidariedade (13), Pros (10), PSC (9), Avante (8) e Patriota (7). O parlamentar alagoano deve contar com o apoio de pelo menos dois nomes da Paraíba: Wellington Roberto (PL) e Hugo Motta (Republicanos).

Em declaração concedida nessa quarta-feira durante o velório do deputado João Henrique, marido da deputada federal Edna Henrique (PSDB), que morreu no último dia 12, o candidato disse conhecer bem o estado. “Sou amigo de quase todos os deputados da Paraíba e nada mais justo que neste momento a gente venha trocar uma ideia e ver o que estão pensando a respeito dessa eleição e das pautas do estado”, disse. Ao comentar sobre as reuniões, o deputado avaliou que é necessário conversar com as autoridades locais. “Essas viagens servem para que a gente faça uma interlocução entre estado e prefeituras e não tenho dúvidas deque teremos a maioria dos votos”.

O adversário do progressista, Baleia Rossi, possui o apoio de 11 partidos: PT (52 deputados), PSL (36), MDB (34), PSDB (33), PSB (30), DEM (28), PDT (27), Cidadania (7), PCdoB (9), Rede (1) e PV (4). Confirmados na Paraíba, porém, até o momento, apenas os votos de Frei Anastácio (PT), Gervásio Maia (PSB), Efraim Filho (DEM), Damião Feliciano (PDT) e Aguinaldo Ribeiro, que apesar de ser do Progressistas segue a decisão do atual presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia (DEM-RJ), de apoiar Rossi. Sobre a dissidência, Arthur Lira não quis comentar, mas declarou que “toda escolha tem uma consequência”.

Edna Henrique, Ruy Carneiro e Pedro Cunha Lima (todos do PSDB) não declararam voto. Outro partido que apoia o emedebista, o PSL, está rachado o que levou a legenda a protocolar uma ação no Conselho de Ética por infidelidade partidária. O único parlamentar paraibano da sigla, Julian Lemos, ainda não se pronunciou sobre sua decisão, mas esteve acompanhando Arthur Lira na agenda na Paraíba.

Entre os partidos que ainda não definiram apoio oficial estão o Podemos (10), o Psol (10), o Novo (8) e o PTB (11 deputados), sendo essa última a legenda de Wilson Santiago, que também segue calado sobre sua decisão. Ontem o parlamentar foi recebido pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), mas informou que não houve cobrança de apoio por parte do presidente a Lira durante entrevista na saída do Planalto. Vale salientar que apesar dos anúncios partidários, a votação para a presidência da Câmara é secreta e pode ocorrer em dois turnos.



Fonte: Espaço PB com jornal A União (Thaís Cirino) – Foto: Divulgação – contato@espacopb.com.br

Comentários: