TRE aponta os benefícios em favor dos mesários que irão trabalhar nas eleições

Publicado em: 19/09/2020 às 12:55
Foto

Gratuidade na inscrição e critério de desempate em concursos públicos; créditos extraordinários para estudantes do ensino superior cuja instituição mantenha pareceria com a Justiça Eleitoral; e folga de dois dias no emprego para cada dia trabalhado no período das eleições. Esses são alguns dos benefícios que os mesários voluntários e convocados do Tribunal Regional Eleitoral na Paraíba (TRE-PB) terão direito por servir a Justiça Eleitoral nas eleições deste ano.

A informação é da presidente da Comissão de Mesários das Eleições 2020 do TRE e coordenadora da Central de Atendimento ao Eleitor, Alice Coelho, ressaltando que o caso dos dois dias de folga é tanto para trabalhadores do serviço público e quanto do segmento privado.

Ela revela que o mesário, que solicitar, também receberá certificado comprobatório dos serviços prestados para inclusão em currículo profissional, e aproveita para renovar a garantia de que, diante da pandemia, as pessoas que se dispõem a trabalhar poderão ficar tranquilas, porque a Justiça Eleitoral adotará protocolo completo de segurança sanitária.

Alice informa que, por se tratar de um controle que fica a cargo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a comissão ainda não tem números sobre a quantidade de voluntários e convocados que vão trabalhar no dia da eleição e que isso só será detalhado perto do final dos treinamentos, após a definição da quantidade por zona eleitoral e região.

Segundo Alice Coelho, todos os eleitores maiores de 18 anos podem se inscrever, desde que não incorram em algum impedimento legal ou de cuidados maiores, como é o caso das pessoas do chamado grupo de risco. Não podem também as pessoas que tenham parentesco, ainda que por afinidade, até o segundo grau, com membros de partidos políticos.

Ela acrescenta que os interessados precisam ser qualificados e aptos a desempenhar “satisfatoriamente suas atribuições no dia da eleição”. A função do mesário é compor as mesas receptoras de votos e de justificativas, participando também da fiscalização no dia das eleições. “É ele quem recebe os eleitores, coleta as assinaturas ou as impressões digitais e constata quais eleitores faltaram, podendo atuar ainda na logística da votação”, diz.

Os mesários são convocados pelo juiz eleitoral e o comparecimento voluntário é mais benéfico que o comparecimento compulsório. Assim, participar de uma eleição como mesário voluntário é a chance que muitos brasileiros têm de se envolver diretamente no processo democrático de escolha dos novos representantes do país. Os interessados devem preencher a formulário de inscrição por meio de um link e mais informações podem ser obtidas acessando o site do TRE-PB.



Fonte: Espaço PB com jornal A União (Ademilson José) – Foto: TRE da Bahia – contato@espacopb.com.br

Comentários: