Trabalhadores da educação e moradores em situação de rua começam a ser vacinados em João Pessoa

Publicado em: 15/05/2021 às 22:15
Foto

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP) inicia neste domingo (16) a vacinação contra a covid-19 dos trabalhadores da educação do ensino básico (creches, pré-escolas e ensino fundamental I), que residem e trabalham em João Pessoa, com o imunizante da Pfizer.

O esforço para imunizar esses profissionais recebeu o título de ‘Domingo na Escola’, com dez postos de vacinação espalhados pela cidade, em horários diferentes, das 8h às 12h e das 8h às 15h. O atendimento será exclusivamente por meio do agendamento no aplicativo ‘Vacina João Pessoa’.

Também continua neste domingo a vacinação dos moradores em situação de rua, iniciada neste sábado, após dois adiamentos por causa da chuva. Além da vacinação, às pessoas em situação de rua também estão sendo atendidas com a testagem para covid-19 e outras questões de saúde. Um ônibus vai ao encontro deles, nos locais onde vivem.

Segundo o prefeito Cícero Lucena (Progressistas), a vacinação de quem trabalha nas escolas é uma vitória importante contra o vírus que atrapalhou a educação de crianças e adolescentes. “Como sempre tenho repetido: lugar de vacina é no braço de quem precisa. Estamos dando um passo muito importante para a retomada das atividades normais em nossas escolas. Todos estão de parabéns”, comentou.

A vacinação dos trabalhadores em educação tornou-se possível após decisão deste sábado do Tribunal Regional Federal (TRF-5). O desembargador federal Cid Marcondes, plantonista do TRF-5, concedeu a tutela antecipada para que o município possa vacinar os trabalhadores da educação, o que vai acontecer ao mesmo tempo de outros grupos prioritários, como é o caso dos moradores de rua neste primeiro momento.

Até então, uma ação movida em conjunto pelo Ministério Público Federal (MPF) e pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) determinava que a prefeitura pessoense deveria vacinar os trabalhadores da educação só depois de cumprir a imunização direcionada a outros segmentos prioritários, como a população que vive nas ruas, presídios e delegacias.

Documentos necessários

Para ser vacinado, o trabalhador da educação terá de comprovar residência e que trabalha em João Pessoa, através de documento de identidade com foto e contracheque da instituição de ensino (creche, pré-escola e fundamental I) que funciona em João Pessoa ou declaração da escola informando a função exercida.

Os postos de vacinação também estão abertos para receber as doações de alimentos não perecíveis. Após a arrecadação, eles serão distribuídos com instituições de caridade e famílias necessitadas atingidas pelos efeitos da pandemia. A arrecadação e a distribuição integram uma iniciativa conjunta da Prefeitura de João Pessoa e do governo do estado.

Os locais de vacinação neste domingo, nos ginásios (das 8h às 12h), são: Escola Municipal Lynaldo Cavalcanti (Bairro das Indústrias), ECIT Papa Paulo VI (Cruz das Armas), Escola Municipal Raimundo Nonato Batista (Gramame), Escola Municipal Francisco Pereira da Nóbrega (Cristo), Escola Municipal Dom Helder (Valentina), Escola Municipal Luiz Augusto Crispim (Bairro dos Ipês), Escola Municipal Olívio Ribeiro Campos (Bancários) e ECIT Presidente João Goulart (Castelo Branco). Também nos ginásios (das 8h às 15h), ocorrem vacinações na ECIT Compositor Luiz Ramalho (Mangabeira) e no Instituto Federal da Paraíba, IFPB (Jaguaribe).



Fonte: Espaço PB com Secom-PMJP (Damásio Dias) – Foto: Divulgação – Contato: jorgerezende.imprensa@gmail.com

Comentários: