Sede do Quilombo de Paratibe, em João Pessoa, está sendo recuperada

Publicado em: 18/11/2021 às 19:55
Foto

A Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), está promovendo a recuperação da sede da Associação Beneficente das Comunidades Remanescentes de Quilombos, em Paratibe, na capital paraibana, que recebe nesta sexta-feira (19) a ‘Caravana do Cuidar’, em alusão ao Dia da Consciência Negra. A arte que alegra e traz um novo colorido para o ambiente é do artista plástico Davi Queiroz, “que faz uma viagem no tempo, trazendo memórias dos quilombos”.

“Estamos nos esforçando para levar mais vida, mais cultura para os diversos cantos de João Pessoa, e a comunidade quilombola merece também esse cuidado. Aproveitamos a Caravana do Cuidar para fazer esse projeto de recuperação da imagem da associação”, declara o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.

Ele acrescenta que essa experiência na comunidade quilombola em Paratibe é uma intervenção da Funjope, dentro da Caravana do Cuidar que será focada nos cuidados e na valorização da comunidade negra. “A gente vem acompanhando a Caravana do Cuidar desde o início e não poderíamos deixar de estar presente neste momento. E a melhor forma seria aproximar a arte das comunidades e das pessoas que mais precisam de um abraço da Funjope”, disse.

Com cores fortes e traços precisos (na foto), Davi Queiroz criou imagens que simbolizam as atividades cotidianas dos quilombolas, a exemplo da carroça puxada por tração animal, a colheita do caju, a capoeira e o transporte da água em recipientes sobre a cabeça.

Os desenhos retratam as dificuldades enfrentadas pelo povo que vivia nos quilombos e lutava bravamente pela sobrevivência. Um dos destaques são as danças, mostrando que, apesar das lutas, os quilombolas tinham seus momentos de lazer através dos movimentos corporais.

Entre os serviços oferecidos pela Caravana do Cuidar estão corte de cabelo, design de sobrancelhas, entre outros atendimentos já consolidados em parceria com as demais secretarias municipais. Além da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc) e da Funjope, estão envolvidas nas ações desta sexta-feira (19) as secretarias da Saúde (SMS) e do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest).

Participam ainda as secretarias da Transparência Pública (Setramp), da Participação Popular (SEPP) e de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP), além da Coordenadoria de Promoção à Cidadania LGBT e Igualdade Racial.



Fonte: Espaço PB com Secom-PMJP (Lucilene Meireles) – Foto: Divulgação – Contato: jorgerezende.imprensa@gmail.com

Comentários: