Repentista piauiense é homenageado pela Fundação Espaço Cultural da Paraíba

Publicado em: 23/11/2021 às 11:35
Foto

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), em João Pessoa, exibe nesta quarta-feira (24) mais um programa da série ‘De Repente na Rede’, versão alternativa do projeto ‘De Repente no Espaço’. Em seu novo formato, em vídeo, a atração é exibida semanalmente, sempre às 19h, pelo canal da Funesc no YouTube (clique aqui). A apresentação é de Iponax Vila Nova, que nesta edição faz uma homenagem ao repentista piauiense Zé da Luz (na foto).

José da Luz de Moura Santos, conhecido popularmente como Zé da Luz, é natural de Picos, no Piauí. Filho de Pedro Moura Jaques e Maria Pereira dos Santos, desde criança sempre conviveu com a cantoria e a poesia, que já faziam parte de sua família. Com sua primeira viola, herdada do pai, começou a cantar aos 16 anos e, desde então, não parou mais.

Seu primeiro programa de rádio foi apresentado na cidade de Oeiras (PI), onde morou por sete anos. Quando retornou a Picos, deu início a uma parceria com o poeta Barrazul, participando com ele, por alguns anos, do programa ‘Tarde Sertaneja’. Tempos depois, ao lado do seu irmão, Chico da Luz, que também é poeta, iniciou um programa chamado ‘Violas de Ouro’.

Ao longo de sua trajetória na cantoria, Zé da Luz participou de inúmeros festivais e gravou onze CDs, inclusive com várias composições próprias. Atualmente faz parceria com a poeta Fabiane Ribeiro e ainda integra festivais pelo Nordeste, a exemplo do ‘Festival Anual de Teresina’, fazendo dupla com cantadores de destaque, a exemplo dos poetas Zé Viola, Zé Eufrásio, Geraldo Amâncio, Moacir Laurentino, Hipólito Moura e Edmilson Ferreira.

Desde julho de 2015, a Funesc vinha realizando o projeto ‘De Repente no Espaço’ mensalmente, sempre na primeira quarta-feira de cada mês, sem interrupção. O apresentador oficial e declamador é Iponax Vila Nova, coordenador do projeto, que, além de conduzir as cantorias, realiza oficinas de declamação e versos pelo estado. Devido à pandemia da covid-19, o projeto presencial foi temporariamente suspenso; no entanto, em seu lugar, foi criado o ‘De Repente na Rede’, no qual a cada semana é homenageado um repentista nordestino.



Fonte: Espaço PB com Secom-PB – Foto: Divulgação – Contato: jorgerezende.imprensa@gmail.com

Comentários: