O espetáculo teatral ‘O Milagre das Neves’ (na foto), novidade na programação da 437ª Festa de Nossa Senhora das Neves, em alusão ao aniversário de João Pessoa e fundação da Paraíba, atraiu o público em sua segunda noite de encenação. Quem esteve na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves nessa sexta-feira (29) pode ver de perto e aprender um pouco mais sobre a história da cidade.
“O que estamos constatando nesses primeiros dias da Festa das Neves é um certo encantamento das pessoas com as mudanças e as inovações que nós fizemos”, comemora o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves. Ele conta que já foi parado na rua por pessoas que não conhece para falar que visitaram as exposições no Hotel Globo, no Casarão 34 e na Casa da Pólvora, e que ficaram maravilhadas com o espetáculo ‘O Milagre das Neves’.
“Esse é o espírito da festa que nós queremos. As pessoas podem vivenciar, experimentar cultura e arte, e podem também se divertir nos parquinhos e nos shows do Parque Solon de Lucena. Foi para isso que promovemos a inovação e a renovação da Festa das Neves”, destaca.
De acordo com Marcus Alves, todas as comunidades religiosas estão contentes com o resultado da Festa das Neves, que não tem provocado nenhum tipo de prejuízo para os moradores e nem para os motoristas. O circuito arquitetônico histórico está preservado.
Antes, conforme lembra, a Festa das Neves sempre era foco de tensão com o Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep). “Agora está tudo tranquilo. É um modelo de Festa das Neves que nós estamos criando e avaliando como muito positivo, uma experiência que nos traz muito contentamento”, acredita.
Preparado pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por meio da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), o espetáculo que traz a história da fundação da capital paraibana, traduzido em texto do teatrólogo Tarcísio Pereira, volta a ser encenado neste sábado (30) e no domingo (31). “Essa é a primeira vez que participo desta festa. O que me surpreende é que prestigia a todos, uma festa que pode vir com toda a família. Hoje é o primeiro dia que nós estamos aqui e viremos nos demais”, promete a dona de casa Maria Lúcia, que é de Natal, no Rio Grande do Norte, mas mora em João Pessoa há três anos.
A nutricionista Piedade Oliveira, que mora no Bairro da Torre, estava com saudade da festa e elogia, inclusive, a mudança de local. “Este ano está uma maravilha, me fez relembrar os velhos tempos em que a Festa das Neves era aqui (no Parque Solon de Lucena). Eu até acho melhor porque é mais espaçoso e essa ideia dos parques distribuídos pela Lagoa foi muito boa”, destaca.
Fonte: Espaço PB com Secom-PMJP (Lucilene Meireles e Annaline Araújo) – Foto: Daniel Silva – Contato: jorgerezende.imprensa@gmail.com
Comentários: