Protagonismo da mulher é fundamental na causa animal, afirma presidente da ong Ajude Anjos de Rua

Publicado em: 08/03/2022 às 06:15
Foto

No Dia Internacional da Mulher, a ativista paraibana da causa animal Fabíola Rezende ressalta a importância do protagonismo feminino no combate aos maus-tratos e na defesa dos direitos dos animais. “A causa animal é uma das bases para a construção de uma cultura de paz, de não-violência. E a sensibilidade, a força e a determinação das mulheres são primordiais para a causa”, ressalta Fabíola, protetora e presidente da ong Ajude Anjos de Rua, sediada em João Pessoa.

A protetora lembra que não há números oficiais a respeito, mas avalia que grande parte das pessoas engajadas na causa animal é formada por mulheres. “Pela experiência do dia a dia e levando em conta os nossos seguidores nas redes sociais e o trabalho voluntário na nossa ong, é visível a presença da mulher em grande parte”, aponta Fabíola Rezende.

“Por isso a nossa admiração e orgulho pelas mulheres que dedicam suas vidas ao ativismo da causa animal. É claro que o segmento dos protetores é heterogêneo, composto por homens, mulheres, ativistas GLBTQIA+, idosos, crianças, jovens..., mas, sem dúvida, que a força feminina sempre se destaca nos resgates de animais em situação de rua”, diz Fabíola Rezende. “A coragem das mulheres na busca pela salvação de vidas é uma inspiração para os homens e um aprendizado para a sociedade”.

Nesta data importante que marca a luta das mulheres por seus direitos, Fabíola Rezende faz uma homenagem especial às médicas veterinárias, zootecnistas, biólogas, ecologistas, oceanógrafas, cientistas, escritoras, intelectuais, jornalistas, artistas e a tantas outras ativistas da causa animal de vários setores. “Na causa animal, todas elas têm algo em comum: o amor incondicional aos animais”.

A ong Ajude Anjos de Rua, criada por Fabíola Rezende em novembro de 2015, atua na região polarizada pela capital paraibana (e no interior do estado em alguns casos) e hoje congrega milhares de seguidores nas redes sociais, com a atuação e apoio de voluntários da causa animal, e seu foco está no resgate de animais em situação de rua, vítimas do abandono e dos maus tratos.

A protetora da causa animal Fabíola Rezende, aos 47 anos, atualmente é a primeira suplente de vereadora do seu partido, o Cidadania, na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). Nas eleições de 2020, ela obteve 3.350 votos, tendo como principal bandeira a defesa do bem-estar e luta contra os maus tratos a animais.

Nas eleições de 2018, Fabíola disputou um mandato de deputada estadual na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) pelo mesmo Cidadania (ex-PPS), obtendo 6.445 votos. Sem nenhuma estrutura financeira ou logística, ela recebeu votos espontâneos em 118 dos 223 municípios paraibanos. Desses 6.445 votos recebidos, 4.972 foram registrados em João Pessoa, o equivalente a 77,1% do total do seu sufrágio obtido em todo o estado.

Sua primeira candidatura foi nas eleições municipais de 2016, quando ainda estava no PSB, e Fabíola Rezende lançou-se candidata a vereadora da capital paraibana. Em um cenário com 502 candidatos a 27 vagas na Câmara Municipal de João Pessoa, ela obteve 1.307 votos.



Fonte: Espaço PB – Jorge Rezende – Foto: Organics News Brasil – Contato: jorgerezende.imprensa@gmail.com

Comentários: