Programação especial de inauguração da GibiZeca da FCJA tem produção da Top! Top!

Publicado em: 16/10/2024 às 15:59
Foto

Já começaram os preparativos para a inauguração da GibiZeca – Vila do ABC, marcada para a tarde do próximo sábado (19). O evento, que acontece das 14h às 19h, é promovido e sediado pela Fundação Casa de José Américo (FCJA), com a parceria e produção (na programação) da sétima edição da Top! Top! Convenção Paraibana de Quadrinhos. Com entrada gratuita, a agenda de atrações ocupará diversos espaços da FCJA, situada à Avenida Cabo Branco, 3336, na orla da capital paraibana.

De acordo com o produtor e criador da Top! Top!, Manassés Alves Filho, a programação especial é diversificada e contemplará todas as faixas etárias. A agenda reunirá 39 expositores na Feira dos Artistas, onde quadrinistas, ilustradores, escritores, vendedores e produtores de artigos geek e nerd da Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco irão realizar lançamentos exclusivos no evento.

Entre os artistas presentes destacam-se os quadrinistas Paulo Moreira, Shiko, Gabriel Dantas, Samuel Gois, Thaïs Gualberto, o casal Leander e Cristal Moura e a presença do renomado escritor de terror Márcio Benjamin.

O público contará ainda com exibição de filmes e contação de histórias para o público infantil, oficina de aquarela com café e de hiper realismo, caricatura ao vivo, mesa de RPG relacionado ao livro de distopia ‘Verde Gás’, do escritor paraibano Ricardo Oliveira, bate-papo sobre quadrinhos, apresentação musical do grupo TataKinan Daiko com seus Tambores Japoneses e as exposições ‘Mauricio de Sousa 88 anos – Uma história que não está no gibi’, que irá expor a vida e obra desse importante autor e de suas criações ao longo de sua carreira; e ‘O espetacular quadrinho paraibano’, que expõe artes de doze importantes nomes da produção da HQ paraibana.

A GibiZeca – Vila do ABC é um projeto cultural que promoverá uma área dedicada à ludicidade educativa. O objetivo do espaço, segundo a chefe do Centro de Cordel e Cultura Popular da FCJA, Katzumy Lia Fook, é despertar o gosto da criança para a leitura a partir de estratégias lúdicas.

Um acervo de mais de dois mil exemplares de HQ (histórias em quadrinhos) da Turma da Mônica, somados à obras de autores paraibanos,  irá integrar o setor que funcionará na Unidade de Tambaú (em fase de implantação) da Fundação Casa de José Américo. Essa extensão será inaugurada no próximo dia 10 de janeiro, na Avenida Nossa Senhora dos Navegantes.

O evento do sábado tem a coordenação de Katzumy Lia Fook, pela FCJA, e produção da Top! Top!, coordenada  por Manassés Alves Filho, com participação de Débora Oliveira, além de uma equipe pedagógica formada por Cris Medeiros, Claudete Gomes, Socorro Freire e Nair Martinelli.



Fonte: Espaço PB com Assessoria-FCJA – Foto: Divulgação – Contato: jorgerezende.imprensa@gmail.com

Comentários: