Presidente do PCdoB de Campina Grande recebe título de cidadania

Publicado em: 16/03/2024 às 05:35
Foto

A Câmara Municipal de Campina Grande (CMCG) realiza sessão solene nesta segunda-feira (18), a partir das 19h, para a outorga do Título de Cidadania Campinense à advogada Glauce Jácome (na foto). Presidente municipal do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) em Campina Grande, Glauce nasceu em Luís Gomes, município do estado do Rio Grande do Norte, e chegou a Campina Grande com 17 anos, para cursar a Faculdade de Direito na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

“Glauce, sem medo de cair no lugar comum, é uma lutadora do povo, que tem contribuído muito com o desenvolvimento desta cidade em vários campos”, justifica a vereadora Jô Oliveira (PCdoB), autora da homenagem, reconhecendo a “trajetória exemplar de Glauce Jácome em prol da cidadania e dos direitos fundamentais”. A vereadora enfatiza: “O Título de Cidadania é um reconhecimento mais do que merecido por toda a sua dedicação a Campina Grande”.

Para Glauce, reconhecimento tem um significado importante em sua vida. “É uma honra receber essa homenagem, porque amo Campina Grande e seu povo. Foi aqui onde fui acolhida, me fiz mulher, pude viver minhas várias versões como mãe, profissional, militante dos movimentos sociais e tive os melhores momentos de minha vida. Só tenho a agradecer ao parlamento e à vereadora Jô pelo gesto”, comemora Glauce.

E Jô Oliveira completa: “Fico extremamente emocionada que o nosso mandato possa reconhecer e agradecer por toda sua contribuição para o desenvolvimento e a justiça social em nossa cidade”. A parlamentar ressalta o comprometimento da homenageada com as causas sociais e “a construção de uma sociedade mais justa”.

A vereadora lembra que Glauce Jácome, militante ativa das causas sociais, tem uma história marcada pelo engajamento e dedicação à comunidade campinense. “Seu percurso iniciou-se nos corredores universitários, em 1999, quando participou ativamente do movimento estudantil na UEPB, chegando a dirigir o Diretório Central dos Estudantes (DCE)”, registra a autora da honraria.

Glauce se formou em Direito em 2001 e foi na defesa dos direitos do consumidor que ela consolidou sua reputação. Ingressando no Procon de Campina Grande, teve uma atuação que lhe rendeu reconhecimento e ascensão, culminando em sua nomeação como coordenadora do órgão municipal em 2004, sendo a primeira mulher a assumir o cargo.

Na gestão do Procon campinense, Glauce implementou políticas cruciais de difusão do Código de Defesa do Consumidor (CDC), facilitando o acesso e fortalecendo os direitos da população campinense. Ela também expandiu sua influência para o campo educacional, capacitando estudantes universitários do Curso de Direito, na Faculdade CesRei, além de atuar junto a Universidade Aberta à Maturidade, um projeto da UEPB, onde também fundou o Núcleo de Defesa do Consumidor (NuDeC), formando multiplicadores para a defesa dos direitos consumeristas.

Quando estudante de Direito, Glauce Jácome militou na União da Juventude Socialista (UJS), filiando-se ao PCdoB no ano de 2001. Ao término do curso, assumiu a Gerência de Atendimento do Procon Municipal de Campina Grande, onde já era estagiária. Em 2004, assumiu a Coordenadoria Executiva na gestão do Partido dos Trabalhadores (PT), onde ficou até 2011.

Também professora universitária, atualmente a homenageada se dedica ao estudo e na defesa dos direitos dos vulneráveis, notadamente das pessoas idosas e consumidores.



Fonte: Espaço PB com Assessoria – Foto: Divulgação – Contato: jorgerezende.imprensa@gmail.com

Comentários: