Prefeito Cícero Lucena lança projeto Castramóvel e anuncia editais para construção de hospitais veterinários em João Pessoa

Publicado em: 28/09/2022 às 11:25
Foto

Foi lançado na manhã desta quarta-feira (28) o projeto Castramóvel, que vai levar o serviço de castração de cães e gatos de forma itinerante. A ação foi apresentada pelo prefeito de João Pessoa,  Cícero Lucena (Progressistas), e pelo vice-prefeito Leo Bezerra (PSB) durante solenidade no Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria. Na oportunidade, o prefeito ainda anunciou para a próxima semana o lançamento dos editais para licitação de dois hospitais veterinários na capital.

“Só temos que enaltecer a iniciativa do prefeito Cícero Lucena. Ele está de parabéns. Ninguém faz nada sozinho. E sei que outros equipamentos como este virão, principalmente na parceria entre a prefeitura e o governo da Paraíba”, ressalta a vereadora Fabíola Rezende (PSB), protetora e ativista da causa animal e que tem como principal bandeira na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) a defesa dos animais.

“A sintonia entre as administrações públicas e entre as esferas de poder dão mais força à causa animal”, ressalta Fabíola, completando: “Quem coloca as políticas públicas em prática é o Poder Executivo. Nós vereadores cumprimos o nosso papel de dar direcionamento, apresentando soluções e ações. Repito: parabéns ao prefeito Cícero Lucena pela iniciativa. E outras virão em prol da causa animal, das administrações municipal e do governo João Azevêdo (PSB)”.

“Essa é uma gestão que assume e cumpre compromissos. A relação com aqueles que cuidam de pets tem se estreitado. Já criamos o Banco de Rações, hoje temos o Castramóvel e na próxima semana lançaremos os editais para construção de dois hospitais veterinários”, adianta Cícero Lucena. De acordo com ele, os equipamentos ficarão localizados no Bairro dos Estados e no Cristo Redentor.

O secretário municipal do Meio Ambiente (Semam), Welison Silveira, destaca que a iniciativa é importante para o controle populacional dos animais de rua, trazendo mais saúde e qualidade de vida para os bichos e a população em geral. “Existe uma demanda reprimida muito grande. Esse era um serviço que precisava ser pago e que agora vai ser garantido de forma gratuita e próximo da população”, explica.

A Semam vai realizar um chamamento para a população, que pode se cadastrar pela internet, no site da prefeitura, ou no local onde o serviço estiver. A princípio será permitida a castração de um animal por domicílio a cada semana. Em caso de protetores independentes serão permitidos dois. A divulgação da localização do serviço a cada semana será divulgada nos meios de comunicação institucional da prefeitura.

A empresária Rosilene Belo levou o gato Todynho, de um ano, para fazer a castração. “É um serviço muito importante, pois facilita nossa vida, deixa o animal mais tranquilo. Muita gente não tem condições de pagar por isso e agora fica mais fácil”, afirmou ela no lançamento do programa.

Na solenidade Rômulo Dantas representou a deputada federal Edna Henriques (Republicanos), responsável pela emenda que garantiu os recursos para a ação. Ainda estiveram presentes o secretário municipal do Planejamento, José William Montenegro, os secretários executivos do Meio Ambiente, Djalma Castro, e da Administração, Ricardo Diniz; e o diretor de Bem-Estar Animal da Semam, Ítalo Oliveira.



Fonte: Espaço PB com Secom-PMJP (Arthur Araújo) – Foto: Divulgação – Contato: jorgerezende.imprensa@gmail.com

Comentários: