Plantas tóxicas para gatos: quais são e o que fazer pela vida de seu pet

Publicado em: 02/10/2023 às 15:15 - Atualizado em: 02/10/2023 às 15:28
Foto

Veterinária explica que espécies de plantas são tóxicas para os gatos e como agir caso o animal passe mal pelo contato com elas

Quem tem gato e plantas em casa precisa ficar atento: algumas espécies, se ingeridas pelos felinos, podem ser causar desconforto e até serem mortais. Como estes animais são curiosos, é necessário saber quais são as plantas tóxicas para gatos e o que fazer caso o bichano tenha contato com elas. 

Quais plantas são tóxicas para gatos?

Espécies aparentemente inofensivas são plantas tóxicas para gatos. À Casa Vogue, a veterinária Aline Ambrogi Franco Prado, professora do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ), do Grupo UniEduK, que são inúmeras as espécies de plantas que podem intoxicar os gatos - e os motivos.

"Apesar de serem carnívoros, os gatos possuem o hábito de comer plantas. Eles possuem dificuldade para metabolizar alguns compostos pelo fígado e acabam tendo essa sensibilidade com tudo que comem. E como são bastante curiosos, devemos ter cuidado redobrado quando se trata de plantas", afirma.

Aline lista as 10 plantas mais comuns de se ter em casa que são tóxicas para gatos, e o guia online da ASPCA (American Society for the Prevention of Cruelty to Animals), associação com ações anti-crueldade animal nos Estados Unidos, reúne mais de 400 espécies, mostrando os sintomas que cada uma delas pode causar no seu pet. Confira:

Comigo-ninguém-pode

 

Comigo-ninguém-pode — Foto: Getty Images
Comigo-ninguém-pode — Foto: Getty Images

Se o seu bichano tiver contato com a comigo-ninguém-pode, uma planta tóxica para gatos, pode ter irritação oral, dor e inchaço da boca, língua e lábios, além de apresentar salivação excessiva, vômitos e dificuldade em engolir. Fique atento.

Costela-de-Adão

 
Costela-de-adão — Foto: Getty Images
Costela-de-adão — Foto: Getty Images

costela-de-adão é outra planta tóxica para gatos, causando praticamente os mesmos sintomas da comigo-ninguém-pode - só que, ao invés de dor, o animal pode sentir a boca, língua e lábios arderem. Cuidado!

 

Espada-de-São-Jorge

 

Espada-de-são-jorge — Foto: Getty Images
Espada-de-são-jorge — Foto: Getty Images

Os gatinhos que comerem as folhas da espada-de-são-jorge podem apresentar náuseas, vômitos e diarreia. Você tem essa planta tóxica para gatos em casa? Fique de olho.

Kalanchoe

 

 Kalanchoe — Foto: Getty Images
Kalanchoe — Foto: Getty Images
 

Vômitos e diarreia acometem os gatos que comem a kalanchoe., também chamada de flor-da-fortuna. Embora raro, o contato com essa planta tóxica para gatos pode também alterar o ritmo cardíaco do animal.

Bico-de-Papagaio

Bico-de-papagaio também é uma planta tóxica para gatos, embora, comparada a outras, cause sintomas mais leve - são relatados irritação na boca e estômago, podendo eventualmente causar vômito.

Lírio

Lírio — Foto: Deanne Scanlan/Pixabay
Lírio — Foto: Deanne Scanlan/Pixabay

Lírios podem ser lindos, mas também ser fatais para gatos! Os sintomas apresentados pelos bichanos que o ingerem são vômitos, inapetência, letargia, insuficiência renal e até morte. Muito cuidado!

 
 

Azaleia

 

Azaleia — Foto: Getty Images
Azaleia — Foto: Getty Images

Outra flor cuja beleza pode fazer muito mal aos gatos é da azaleia. Na lista de problemas de saúde que os felinos podem ter a comerem estão vômitos, diarreia, fraqueza e insuficiência cardíaca.

Jiboia

 

Jiboia também é conhecida como hera-do-diabo — Foto: Luisella/Pixabay
Jiboia também é conhecida como hera-do-diabo — Foto: Luisella/Pixabay

Os gatos que comerem a jiboia - também conhecida como hera-do-diabo) podem ter irritação, dor e inchaço na boca, língua e lábios, além de salivação excessiva, vômitos e dificuldade para engolir.

Orelha-de-Elefante

 

Orelha-de-elefante — Foto: Getty Images
Orelha-de-elefante — Foto: Getty Images
 

O contato com a orelha-de-elefante são os mesmos da jiboia: irritação oral, dor e inchaço da boca, língua e lábios, salivação excessiva, vômitos e dificuldade em engolir. Se perceber estes sintomas, veja se ele comeu esta planta tóxica para gatos.

 

Cica

Mais uma planta tóxica para gatos que pode ser fatal é a cica. É possível que o bichano vomite (às vezes até com sangue), fique com as fezes escuras e apresente icterícia, aumento da sede, diarreia com sangue, hematomas, insuficiência hepática e até morte. E não é preciso muito: uma a duas sementes são capazes de causar tudo isto.

Como saber se meu gato foi intoxicado?

 

Em resumo, a veterinária conta que, quando o gato está intoxicado por alguma planta que ingeriu, apresenta intensa salivação (chamada de sialorreia), tremores, vômito, diarreia, dor abdominal, incoordenação motora, tremores, convulsão. "Dependendo do caso, pode vir a óbito", alerta.

O que fazer se meu gato foi intoxicado?

A profissional afirma que o mais importante é tentar achar a planta que o gato ingeriu para avisar o -veterinário e ir imediatamente a um atendimento de emergência. "A quantidade ingerida e o tempo que o animal levou para chegar até o atendimento serão primordiais para salvar a sua vida".

Como manter os gatos longe das plantas?

Aline diz que a solução para evitar que os gatos intoxicados por plantas é uma só. "A dica é não ter em casa plantas que não são seguras para pets, pois eles são muito curiosos e acabam encontrando as plantas, mesmo quando elas estão em locais de difícil acesso. Por isso, quando for comprar plantas, certifique que aquela espécie é segura para o seu gato".



Fonte: espaçopb@gmail.com com Casa Vogue - Por Jonathan Pereira

Comentários: