PB tem subnotificação de casos de dengue, zika e chikungunya durante a pandemia, diz SES

Publicado em: 22/06/2020 às 20:38
Foto

A Paraíba registrou uma queda no número de casos de arboviroses como dengue, zika e chikungunya notificadas até o último dia 13 de junho deste ano. Os dados são do último boletim emitido pela Secretaria de Saúde do Estado (SES) durante a pandemia de Covid-19, que aponta um processo de subnotificação dos registros devido ao avanço do novo coronavírus no estado.

De acordo com o boletim, foram registrados 3.393 casos prováveis de dengue, uma queda de 68,83%, na comparação com o mesmo período do ano passado quando foram registrados 10.885 casos prováveis. Já de chikungunya foram notificados 402 casos prováveis, enquanto em 2019 houve 811 casos, o que corresponde a uma queda de 50,43%. Neste ano, são 81 casos prováveis de zika, representando um decréscimo de 68,85% em comparação ao ano passado, com 260 casos prováveis.

De acordo com a técnica de arboviroses da SES, Carla Jaciara, a pandemia afetou e diminuiu a busca da população com sintomas das três doenças por atendimento médico e isso teria causado a subnotificação delas.

Com o período chuvoso, a SES informou que realiza recomendações às secretarias municipais como coletar material para exames; investigar, acompanhar e encerrar os casos notificados para as três doenças e sensibilizar a população para a luta no combate ao mosquito, eliminando os criadouros do aedes aegypti.

Já os pacientes que têm alguns sintomas semelhantes aos da Covid-19, como febre e dor no corpo, são orientados a procurar postos de saúde ou Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).



Fonte: Espaço PB com G1PB – Redação: contato@espacopb.com.br

Comentários: