Paraibano é convocado para a Seleção Brasileira de Futebol

Publicado em: 26/09/2020 às 09:25
Foto

O atacante paraibano Matheus Cunha, do Hertha Berlin, da Alemanha, foi convocado pelo técnico Tite para as duas primeiras rodadas das eliminatórias da Copa do Mundo Fifa Catar 2022. Ele substitui Gabriel Jesus, do Manchester City, lesionado.

Na última quarta-feira (23), a equipe inglesa entrou em contato com o médico da Seleção Brasileira, Rodrigo Lasmar, comunicando a lesão do atleta detectada após o jogo contra o Wolverhampton, na segunda-feira (21), pela Premier League.

Aos 21 anos, Matheus Cunha recebe sua primeira chance com Tite. Com histórico nas categorias de base da Seleção, ele foi o artilheiro do Pré-Olímpico que classificou o Brasil para os jogos de Tóquio em janeiro deste ano. Foram cinco gols em sete partidas. Pelo ciclo olímpico, nos 16 jogos disputados pela Seleção Sub-23, ele balançou as redes em 14 oportunidades.

A Seleção Brasileira inicia sua preparação no dia 5 de outubro com treinos na Granja Comary, em Teresópolis, no Rio de Janeiro. No dia 9, enfrenta a Bolívia na Neo Química Arena, em São Paulo, e no dia 13 joga contra o Peru, em Lima.

Matheus Cunha nasceu em João Pessoa no dia 27 de maio de 1999. Iniciou a carreira jogando futsal no Esporte Clube Cabo Branco, na capital paraibana. Aos 11 anos, chamou a atenção de um empresário que o levou para fazer testes no Coritiba, no Paraná. Em 2014, assinou com o clube paranaense, onde ficou até 2017. Com a equipe, disputou a Copinha e a Dallas Cup. Destacou-se em ambas as competições e, por isso, chamou a atenção do Sion.

Aos 18 anos, foi contratado pelo clube suíço, onde se profissionalizou. Em sua primeira e única temporada pela equipe, foi eleito o melhor jogador do time no Campeonato Suíço em outubro de 2017. Foi também artilheiro da equipe com dez gols em 29 partidas. Matheus foi o quarto jogador a marcar um hat-trick na competição (fazer três gols em um mesmo jogo), em partida contra o Thun, que terminou em 4 a 1, em maio de 2018.

No mês seguinte, assinou contrato válido até 2023 com o RB Leipzig.  Na partida contra o Bayer Leverkusen, Matheus marcou um belo gol de cobertura, e foi indicado ao Prêmio Puskas. Em janeiro de 2020, no último dia da janela de transferência europeia, assinou com o Hertha Berlim por aproximadamente 20 milhões de euros.

Pela Seleção Brasileira, Matheus foi convocado pela Sub-20 em junho de 2018 e pela Sub-23 em junho de 2019. Disputou com a equipe Sub-23 o Torneio de Toulon e, além de ser campeão, foi o artilheiro da competição, com quatro gols.



Fonte: Espaço PB – Foto: Lucas Figueiredo – contato@espacopb.com.br

Comentários: