Pandemia movimenta mercado de emprego no setor funerário em João Pessoa

Publicado em: 04/04/2021 às 21:55
Foto

Com o desemprego em alta por causa da pandemia do novo coronavírus, as pessoas estão atentas e dispostas a trabalhar em qualquer área comercial. Em João Pessoa, o Sistema Nacional de Emprego (Sine), tanto o do estado quanto o de João Pessoa, está sempre oferecendo vagas no mercado de trabalho, desde que os interessados tenham alguma experiência nas funções que almejam. Neste momento de crise sanitária, uma alternativa para quem está desempregado é trabalhar em funerárias.

Nesse setor as vagas estão surgindo por conta do estado de calamidade de saúde pública, e por causa da diminuição do quadro de servidores nesse segmento durante a pandemia. Em João Pessoa, as duas funerárias mais conhecidas da população são a São João Batista e a Morada da Paz. A primeira, no momento, não está contratando, mas está aceitando currículos. Já a Morada da Paz, conforme o site da empresa, está contratando pessoas para duas funções.

Localizada na Avenida João Machado, 1214, em Jaguaribe, na capital paraibana, a Morada da Paz abriu vagas para consultor de atendimento e auxiliar de serviços. De acordo com o site da funerária, para o cargo de consultor de atendimento o trabalho consiste em receber, acolher e orientar clientes, ouvindo as demandas atentamente e identificando suas necessidades e dúvidas.

O consultor também é responsável pelo conforto e segurança dos clientes, por realizar vendas de produtos e serviços funerários e por sugerir produtos adequados ao atendimento de suas necessidades. Ele também deve gerar e encaminhar aos setores responsáveis autorizações, assegurando a execução planejada e eficiente dos serviços.

Outra missão do consultor é monitorar atividades, preenchendo planilhas com informações, assegurando o histórico e a qualidade dos serviços prestados. Contactar pessoal de plantão do cartório para lavrar óbito na funerária e efetuar fechamento de caixa ao término do expediente, para posterior envio ao setor financeiro.

Ainda de acordo com o site da funerária, o interessado na vaga tem que ter ensino superior incompleto ou em andamento e, além do salário, terá como benefícios auxílio educação (conforme política vigente), vale-alimentação ou refeição e vale-transporte.

Para a vaga de auxiliar de serviços, as determinações consistem em auxiliar na execução funerária, acompanhando os agentes nas remoções dos corpos. Manter em bom estado as urnas, observando avarias, executando consertos e limpezas periódicas dos itens e locais, além de reposicionar as urnas de acordo com a retirada, para garantir uso imediato.

Nesse cargo, o auxiliar de serviços fica responsável por receber urnas dos fornecedores, conferindo informações na nota fiscal, e o que foi entregue, assim como enviar as notas ao setor de suprimentos para a atualização do estoque no sistema. Ele também deve auxiliar na limpeza, manutenção e higienização periódica dos veículos, levando-os às oficinas mecânicas para manutenção. E ainda, auxiliar na limpeza dos ambientes físicos da funerária.

Para conquistar a vaga, o interessado tem que ter habilidades específicas em ferramentas de conservação e limpeza, iniciativa e senso de trabalho em equipe e deve ter concluído ou estar cursando o ensino médio. Além do salário, ele terá os seguintes benefícios: auxílio educação (conforme política vigente), vale-alimentação ou refeição e vale-transporte.



Fonte: Espaço PB com jornal A União (José Alves) – Foto: Reprodução – contato@espacopb.com.br

Comentários: