Orquestras Sinfônicas da Paraíba definem programação

Publicado em: 18/03/2023 às 21:05
Foto

Após a seleção e contratação dos músicos bolsistas, foi definida a programação dos concertos da temporada 2023 da Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB) – na foto – e da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba (OSJ-PB). Os primeiros concertos do ano serão neste mês de março. A Orquestra Jovem abre a temporada na próxima quinta-feira (23), e a OSPB, no dia 31. As apresentações começam às 20h30, na Sala de Concerto Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural, na capital paraibana, com entrada gratuita.

Os concertos da orquestra profissional seguem nos dias 13 e 27 de abril; 11 e 25 de maio; 15 de junho; 5 e 31 de agosto; 14 e 28 de setembro; 11 e 26 de outubro; 9 e 23 de novembro; e 16 e 17 de dezembro. Já a datas das apresentações da Orquestra Sinfônica Jovem são 20 de abril; 18 de maio; 1º e 22 de junho; 20 de julho; 24 de agosto; 21 de setembro; 19 de outubro; 16 de novembro; e 7 de dezembro.

Ao longo do ano, estão previstas apresentações das duas orquestras na Sala de Concerto Maestro José Siqueira, na Praça do Povo do Espaço Cultural, e também nos bairros de João Pessoa, com regência dos maestros Gustavo de Paco de Géa, Luiz Carlos Durier e convidados, além de participação de músicos solistas.

O repertório executado pelos instrumentistas das orquestras inclui obras de compositores renomados da história da música erudita e popular do Brasil e do mundo, como também de novos autores brasileiros. “Teremos muitas novidades este ano”, diz o maestro Luiz Carlos Durier, regente titular da Orquestra Jovem. “Em agosto, por exemplo, faremos a estreia mundial do ‘Big Apple’, concerto para clarinete e grande orquestra, do compositor italiano Ticiano Beddeti”, antecipa.

Durier destaca também a qualidade musical dos músicos selecionados durante as audições realizadas no mês passado para as duas orquestras paraibanas. Para a orquestra jovem foram selecionados alunos que estudam em João Pessoa, alunos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), da Escola Estadual de Música Anthenor Navarro (EEMAN), do Programa de Inclusão Através da Música e das Artes (Prima), mas também houve uma procura muito grande de estudantes dos estados vizinhos.

“Então, nós também temos bons músicos de Pernambuco e do Rio Grande do Norte. A Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba é uma referência onde as pessoas vêm buscar conhecimento musical e realização artística”, afirma o maestro.



Fonte: Espaço PB com Secom-PB (Denise Vilar) – Foto: Thercles Silva – Contato: jorgerezende.imprensa@gmail.com

Comentários: