Opinião – Por que não, Raoni?

Publicado em: 27/02/2020 às 19:58
Foto

Como encarar a política? A política é a arte da paciência; de espera pelo melhor momento; de dialogar com todos, sem discriminação; de até, algumas vezes, saber dar um passo para traz para, mais adiante, dar dois pra frente... Mas política também é ser claro, incisivo e decisivo, demonstrando atitude e firmeza no que diz e no que quer. É esse perfil de político que agrada a muitos, independente de sua ideologia ou formação política.

Num momento conturbado do país, o horizonte político em um ano eleitoral se mostra até agora sem quase nenhuma formação concreta. Isso se reflete em todos os cantos. E na cidade de João Pessoa não é diferente. A indefinição de nomes de pré-candidatos oficiais a prefeito campeia. Possíveis decisões ou anúncios de nomes oficiais se arrastam... E o tempo está passando.

Às portas da abertura da chamada janela eleitoral, período em que vereadores podem mudar de partido para concorrer à eleição (majoritária ou proporcional) de outubro sem incorrer em infidelidade partidária, nada de aparecer de concreto em termos de pré-candidaturas firmes para disputar a prefeitura de João Pessoa. A Justiça Eleitoral fixou a janela eleitoral no período de 5 de março a 3 de abril.

Até o momento, a única pré-candidatura a prefeito oficialmente posta na cidade de João Pessoa é a do ex-deputado estadual Raoni Mendes, do Democratas. O mês de janeiro nem havia chegado ao fim, quando, no dia 27 daquele mês, já era confirmado o nome de Raoni Mendes como pré-candidato oficial da legenda à prefeitura da capital. A escolha, sem titubear, ocorreu em encontro da direção partidária, que contou com a presença também dos pré-candidatos a vereador.

Então, daquela análise inicial sobre como encarar a política, Raoni e o seu partido saíram na frente. Já em janeiro deste ano, Raoni já demonstrou que é claro, incisivo, decisivo, firme no seu propósito e sabe o que dizer e o que quer. Esse é o seu perfil. Ele quer ser prefeito de João Pessoa... E olha que tem agradado a muita gente.

Já naquele dia do lançamento do seu nome, ele era enfático: “A partir desse momento, da confirmação da minha pré-candidatura, essa caminhada passa a ser uma missão. A única coisa que nos mantêm fortes é a fé e, se for da vontade de Deus e dos pessoenses, chegaremos à prefeitura e nossas ideias e ações representarão os anseios de nossa capital”.

E por que não, Raoni? Pelo fato dele não ter apoio de grandes estruturas? Por não ter uma prefeitura ou um governo do estado abonando e alavancando sua pré-candidatura? Pelo fato dele ser assumidamente um católico, um cristão? E defender seus princípios e ideias com coragem e coerência?

O tempo dirá. E esse tempo está passando e as outras legendas e lideranças partidárias permanecem patinando nas incertezas – talvez pelo calendário eleitoral que ainda joga a favor de todos –, mas o tempo é sim importante. E Raoni saiu – e está – na frente. As eleições municipais de 2020 só ocorrerão em outubro, mas a contagem regressiva para o dia da votação já começou faz tempo.

Só para lembrar: Raoni Barreto Mendes é ex-deputado estadual; foi o vereador mais votado da cidade de João Pessoa em 2012; possui graduação em Turismo pelo Instituto de Ensino Superior da Paraíba (Iesp); fez pós-graduação em Gestão Pública Municipal, pela Universidade Estadual da Paraíba; e atualmente foi selecionado para ser “Líder Raps” (Rede Ação Política pela Sustentabilidade).



Fonte: Jorge Rezende – Redação: contato@espacopb.com.br

Comentários: