Operação do Ibama no litoral paraibano apreende embarcação, caranguejos-uçá, guaiamuns, lagostas e aplica multas

Publicado em: 16/04/2022 às 10:45
Foto

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Batalhão de Polícia Ambiental do Estado da Paraíba, Fundação Nacional do Índio (Funai) e Secretaria de Meio Ambiente, Pesca e Aquicultura de Cabedelo (Semapa/Cabedelo), finalizou a execução da Operação Manguemar, realizada de janeiro a março de 2022, no litoral do estado da Paraíba.

A ação teve como objetivo a fiscalização de atividades pesqueiras com ênfase nas normas de ordenamento e proteção das espécies caranguejo-uçá (Ucides cordatus), guaimum (Cardisoma guanhumi), lagosta vermelha (Panulirus argus), lagosta verde (Panulirus laevicauda) e lagosta pintada (Panulirus echinatus).

Na ocasião, houve apreensões de uma embarcação, 562 espécimes de caranguejos-uçá, 503 espécimes de guaiamuns e 11 kg de lagostas. As multas aplicadas aos infratores totalizaram R$ 44.240,00. Os animais apreendidos ainda vivos foram devolvidos à natureza. As medidas de ordenamento e proteção ambiental estabelecidas pela legislação em vigor visam a conservação da biodiversidade e contribuem, também, para assegurar o uso sustentável dos recursos naturais.

Para Dallys Henrique de Andrade Lima, superintendente do Instituto no estado da Paraíba (Supes-PB), “as ações de fiscalização do Ibama com as instituições parceiras são fundamentais para a proteção aos ciclos reprodutivos da fauna brasileira litorânea, temos um ganho ambiental significativo quando milhares de espécimes são retirados do mercado ilegal e devolvidos ao seu habitat natural”.



Fonte: Espaço PB com Ascom-Ibama – Foto: Divulgação – Contato: jorgerezende.imprensa@gmail.com

Comentários: