Obituário: Socorro Raposo, Charlie Watts, Roberto Stuckert, Nilson Lage, Paulo Rafael...

Publicado em: 25/08/2021 às 04:40
Foto

Gilmar Teodoro: 19/8/2021 – Aos 64 anos. Prefeito pelo PSDB do município de Perdigão, no Centro-Oeste de Minas Gerais. Morreu após sofrer um mal súbito enquanto jogava futebol com os amigos. Foi reeleito no ano passado, com 53,76% dos votos, e estava no terceiro mandato como prefeito. Esteve à frente da gestão do município nos períodos de 2005 a 2008 e de 2017 a 2020. Era bancário aposentado, empresário e fazendeiro.

Igor Oleksandrovych Vovkovinskiy: 20/8/2021 – Aos 38 anos, em Minnesota (Estados Unido), de parada cardíaca. Era o homem mais alto das Américas, segundo o Guinness World Records. Tinha 2,34 metro de altura e nasceu em Bar, na Ucrânia. Mudou-se para os Estados Unidos com cerca de 7 anos de idade.

Carlos Alberto Chaves: 20/8/2021 – No Rio de Janeiro (RJ), vítima da covid-19. Médico e ex-secretário da Saúde do Rio de Janeiro. Foi o quarto gestor da pasta desde o início da pandemia, ficando à frente da Saúde estadual entre setembro de 2020 e maio deste ano. Antes da secretaria, foi diretor de hospitais do estado e trabalhou no Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) por quase dez anos, coordenando o Grupo de Apoio Técnico Especializado (Gate). Era apaixonado por Beatles e foi um dos fundadores do Cavern Clube do Rio de Janeiro, na Lapa.

Therezinha de Jesus Arruda: 20/8/2021 – Aos 91 anos, em Cuiabá (MT), de causas naturais. Professora de história, fundadora de vários movimentos culturais no Mato Grosso. Era tia do ex-governador mato-grossense Dante de Oliveira. É autora do livro 'América e os Guardiões das Culturas Autóctones'. Foi a fundadora do Núcleo de Documentação Histórica da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), do Cineclube Coxiponés, do Museu da Arte e Cultura Popular (Macp) e umas das principais responsáveis pela valorização da cultura cuiabana. Também é tradutora do ‘Granma’ cubano e das obras do poeta e diplomata José Martí. Passou parte da vida entre Cuba e a Chapada dos Guimarães, a 65 quilômetros de Cuiabá.

José Alonso Dias: 20/8/2021 – Aos 77 anos, em Belo Horizonte (MG), em decorrência de cirrose hepática. Empresário natural de Divinópolis (MG) que ficou conhecido nacionalmente como o “mago das misses”. Realizou diversos concursos e revelou vários nomes, como o de Natália Guimarães (Miss Brasil 2007 e vice Miss Universo), Renata Fan (Miss Brasil 1999), Débora Lyra (Miss Brasil 2010), Rayanne Morais (Miss Minas Gerais 2008) e Larissa Ramos (Miss Earth 2009, nas Filipinas). Cursou Direito e foi o responsável por idealizar o Estrela do Oeste Clube, em 1954, transformando o clube em referência esportiva em Minas Gerais. Esteve à frente de um grupo ligado ao setor automobilístico e atuou como secretário do Desenvolvimento Econômico e assessor de governo na gestão do ex-prefeito Galileu Machado (MDB).

Romeu Trussardi: 20/8/2021 – Aos 91 anos, em decorrência da covid-19. Empresário e ex-presidente da Associação Comercial de São Paulo. Deixa a mulher Maricy, dez filhos, netos e bisnetos. O industrial era pai do estilista Rodrigo Trussardi e avô de Lala Rudge, considerada uma das principais influenciadoras do país. Era também considerado “um dos últimos patriarcas da era de ouro da alta sociedade paulistana”. Transformou o sobrenome em grife conceituada de peças em renda e com bordados finos para cama, mesa e banho.

Brian Travers: 21/8/2021 – Aos 62 anos, em Moseley (Inglaterra), vítima de um tumor cerebral. Saxofonista que foi um dos fundadores dos UB40. Músico foi diagnosticado com a doença em 2019.

Maria de Liechtenstein: 21/8/2021 – Aos 81 anos, em Genebra (Suíça), em consequência de um derrame cerebral. Princesa era casada com o príncipe Hans-Adams II, do principado localizado na Europa.

Paulo Roberto da Costa Agra (Paulinho): 21/8/2021 – Aos 67 anos, em Campina Grande (PB), por complicações causadas pela covid-19. Advogado, era procurador de carreira da Prefeitura de Campina Grande (PMCG). Foi presidente do Campinense Clube, em 1977. Ingressou na Procuradoria Geral do Município (PGM) em 1983, na gestão do ex-prefeito Ronaldo Cunha Lima (PSDB), já falecido.

Don Everly: 21/8/2021 – Aos 84 anos, em Nashville, Los Angeles (Estados Unidos), de causa não revelada. Cantor era o último membro vivo dos Everly Brothers, grupo de rock que foi sucesso nos anos de 1960. Os Everly Brothers influenciaram alguns dos nomes mais icônicos da música, incluindo The Beach Boys, The Beatles, The Byrds, Paul Simon e Art Garfunkel, com suas harmonias soberbas e impecáveis, que trafegavam entre folk, blues e rock and roll. A dupla da banda estava no primeiro time do Hall da Fama do Rock and Roll em 1986, juntamente com Elvis Presley, Chuck Berry, Little Richard, Buddy Holly e Jerry Lee Lewis. O outro integrante da famosa dupla de irmãos, Phil Everly, morreu em 2014, quando tinha 74 anos, de complicações de uma doença pulmonar obstrutiva crônica.

Moacyr Freitas: 21/8/2021 – Aos 91 anos, em Cuiabá (MT), de câncer. Arquiteto, urbanista e artista plástico. Entre os seus projetos estão a atual Rodoviária de Cuiabá e a Avenida Miguel Sutil, na capital. Foi ainda um dos idealizadores do Centro Político Administrativo, sede do governo do estado, e da construção de um parque da cidade, no local onde é hoje o Parque Mãe Bonifácia. Foi autor de diversas telas que retratavam fatos históricos e que integram o acervo do Museu Histórico de Mato Grosso, além de ilustrar livros de história regional mato-grossense. Era membro do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso (IHGM).

Marina Gomes Vieira: 21/8/2021 – Aos 31 anos, em Guarulhos (SP). Morreu numa pista de dança em uma festa, quando passou mal durante a comemoração da despedida de solteira de uma amiga. Começou a se sentir mal depois de tomar uma cerveja e de uma rodada de tequila, no Armazém Maya (local da festa). Teve uma convulsão e depois uma parada cardíaca.

Eric Wagner: 22/8/2021 – Aos 62 anos, vítima da covid-19, depois de se recusar a tomar vacina. Músico e cantor que ganhou destaque ao formar a banda Trouble, em 1979. Ao lado de Bruce Franklin, Rick Wartell, Ian Brown e Jeff Olson, se tornou pioneiro do doom metal (um subgênero do heavy metal caracterizado por andamentos lentos e guitarras “sujas”, que evocam um clima sombrio e apavorante). Em 2008, ele deixou a banda e, quatro anos depois, formou o The Skull, com Olson e Ron Holzner, também ex-integrante do Trouble. O artista permaneceu na banda até os últimos dias de vida.

Bebeto de Oliveira: 22/8/2021 – Aos 79 anos. Ex-preparador físico do São Paulo na época dos “Menudos do Morumbi”, nos anos de 1980, quando a equipe da capital paulista contava com nomes como Careca, Pita e Muller em seu elenco. Iniciou sua trajetória no futebol como jogador. Atuou por times como Guarani, Ponte Preta e Ferroviária.

Marcos Lazzarotto (Magro Lima): 22/8/2021 – Aos 42 anos, em Porto Alegre (RS), em decorrência da covid-19. Comunicador, apresentador e produtor do programa ‘Pretinho Básico’, na Rádio Atlântida. Deixa a esposa, Lisângela Preissler, e o filho, Fernando, de 5 anos.

Willy Damasceno: 22/8/2021 – Aos 71 anos, em Mogi das Cruzes (SP), de infarto. Colunista social. Cearense de Quixeramobim, foi para Mogi das Cruzes em 1975 e atuou em O Diário e outros jornais da cidade. O sepultamento ocorreu na segunda-feira (23) em Arujá (SP).

José Alberto Hermógenes: 22/8/2021 – Aos 76 anos, em Salvador (BA), por complicações da covid-19. Médico, ex-secretário da Saúde da Bahia e um dos principais articuladores da reforma sanitária que resultou no Sistema Único de Saúde (SUS). Foi membro da Juventude Universitária Católica (JUC), da Ação Popular (AP) e do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) pelo qual militou e se manteve ligado até sua morte. Lutou contra a ditadura militar. Foi também presidente do Sindicato dos Médicos e Conselheiro do CRM da Bahia.

Inácia de Loiola (Dona Nazinha): 22/8/2021 – Aos 73 anos, em Patos (PB), de câncer no útero e de complicações por um AVC. Era viúva e tinha oito filhos: Paulo, Maria Auxiliadora, Eliamar, Francisca, Lucivânia, Lúcia de Fátima, Lucineide e o padre Lucivaldo Canuto. Sepultamento ocorreu na segunda-feira (23), no Cemitério São Miguel, em Patos.

Jean-Luc Nancy: 23/8/2021 – Aos 81 anos. Filósofo e ensaísta francês nascido a 26 de julho de 1940, em Caudéran, em Gironda, na França. Era professor emérito de Filosofia na Universidade de Estrasburgo, onde leccionou de 1968 a 2004, e foi também diretor do International College of Philosophy, entre 1985 e 1989.

Roberto Stuckert (Stukão): 23/8/2021 – Aos 78 anos, em Brasília (DF), vítima de insuficiência cardíaca. Repórter fotográfico paraibano que foi o fotógrafo oficial do ex-presidente João Figueiredo e passou por diversos veículos de imprensa do Brasil. Ele pertencia a uma família de fotógrafos.

Nilson Lemos Lage: 23/8/2021 – Aos 84 anos, em Florianópolis (SC), de câncer de pulmão. Professor e jornalista. Era doutor em Linguística e Filosofia, mestre em Comunicação e bacharel em Letras. Foi professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e professor adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Paulo Rafael: 23/8/2021 – Aos 66 anos, no Rio de Janeiro (RJ), de câncer. Músico pernambucano apontado como referência da guitarra no país. Ele fazia parte da banda de Alceu Valença e do Ave Sangria. Natural de Caruaru, no Agreste pernambucano, começou a carreira nos anos de 1970, em Recife (PE), como integrante da banda Ave Sangria. O grupo produzia rock com raízes nordestinas e, há sete anos, retomaram as atividades e lançaram um novo disco. O guitarrista teve uma parceria de mais de 40 anos com Alceu Valença, além de várias participações em projetos e como produtor de artistas consagrados.

Zulene Sabino Gomes: 23/8/2021 – No Sítio Angélica, em Aparecida (PB), vítima de feminicídio. Foi assassinada com vários golpes de faca e o principal suspeito do crime é seu ex-companheiro. Chegou a ser socorrida para o Hospital Regional de Sousa (PB), mas morreu antes de chegar à unidade hospitalar.

Socorro Raposo: 24/8/2021 – Aos 90 anos, em Recife (PE). Atriz paraibana que interpretou por quase 20 anos o papel de Nossa Senhora na clássica montagem do ‘Auto da Compadecida’, do escritor e dramaturgo paraibano Ariano Suassuna. Nascida em 24 de junho de 1931, começou a atuar ainda criança, no colégio católico no qual estudava na Paraíba. Com longo currículo, participou de encenações como ‘Batalha dos Guararapes’ e ‘A Paixão de Cristo’, dirigidas por José Pimentel, além de outros espetáculos como ‘Catarim de Cantará’, ‘A Comédia do Amor’, ‘O Menino do Dedo Verde’ e ‘Cadeira Vazia’.

Charlie Robert Watts: 24/8/2021 – Aos 80 anos, em Londres (Inglaterra), de causa não revelada. Baterista do Rolling Stones. Com Mick Jagger e Keith Richards, ele estava entre os membros mais antigos dos Stones. A banda passou por algumas mudanças em sua formação ao longo dos anos, desde 1962, quando foi criada. Nasceu em 2 de julho de 1941, em Londres. Fã de jazz, ele tentou tocar banjo antes de se dedicar a bateria. Entrou para os Stones em janeiro de 1963. Os Rolling Stones se tornaram a maior banda de rock ainda em atividade. O grupo liderou a “Invasão britânica” ao lado dos Beatles.

Anestis Vlachos: 24/8/2021 – Aos 87 anos. Ator apontado como um dos mais famosos “bandidos” da época de ouro do cinema grego. Nasceu em Prosotsani, Drama, na Grécia, em 7 de fevereiro de 1934. No teatro, estreou com a peça ‘Enterrar os Mortos’ (Triviza Circular Theatre) e continuou atuando em todos os gêneros, enquanto atuava na televisão. Em 1994, estrelou o filme ‘Testemunha Ocular’.



Fonte: Espaço PB – Jorge Rezende – Imagem: Reprodução – Contato: jorgerezende.imprensa@gmail.com

Comentários: