O que é recidiva, que levou Preta Gil a retomar tratamento de câncer?

Publicado em: 23/08/2024 às 11:10
Foto

Cantora anunciou nesta quinta-feira (22) que voltou a realizar tratamento oncológico

Preta Gil, que realizou tratamento de câncer de intestino no último ano, anunciou nesta quinta-feira (22) que irá retomar o tratamento oncológico. Em contato com a Quem, a equipe da cantora detalhou que o novo tratamento se deu por conta de uma recidiva em dois linfonodos na pelve.

As recidivas são quando o câncer e seus sintomas voltam depois de algum tempo da finalização do tratamento da doença. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica, as recidivas são caracterizadas pelo reaparecimento da doença no mesmo local ou em outros órgãos. Além disso, mesmo que o câncer se espalhe para outras partes do corpo, ele ainda é nomeado pelo local onde apareceu primeira vez, ou seja, Preta mantém o diagnóstico de câncer no intestino mesmo no caso de a doença ser detectada em outros órgãos.

recidiva local é quando o câncer volta onde a doença ocorreu da primeira vez. Já a recidiva regional indica que o câncer retornou em linfonodos próximos à região do primeiro câncer, enquanto a recidiva metastática distante ou metástase à distância ocorre quando o câncer volta em outra parte do corpo, geralmente distante de onde ocorreu pela primeira vez.

O diagnóstico é feito em consultas de retorno e acompanhamento com oncologistas. Os exames para detectar a recidiva do câncer costumam ser da mesma forma que ocorreu da primeira vez e o tratamento varia a cada caso.

A filha de Gilberto Gil estava em remissão do câncer desde dezembro. O termo indica a redução ou desaparecimento de sinais do câncer, mas não significa que o paciente está curado. A doença pode permanecer inativa durante algum tempo, por isso são necessários exames regulares para o acompanhamento. Após cinco anos ou mais em remissão completa, ele pode ser considerado curado, após avaliação de um médico.



Fonte: Espaço PB –  Quem - Por Julia Bonin - Foto: Reprodução/Instagram: contato@espacopb.com.br

Comentários: