Nuvem de insetos invade cidade paraibana e serviços essenciais são comprometidos

Publicado em: 26/11/2022 às 08:55
Foto

A população da cidade de Santa Helena não estava preparada para o turbulento momento que enfrentou na noite do último dia 18, quando os moradores locais foram surpreendidos com uma enorme nuvem de insetos que invadiu a região. Teria sido a primeira vez que os habitantes vivenciaram a experiência. Com pouco mais de 5,3 mil habitantes, Santa Helena está localizada no Sertão paraibano, na região polarizada por Cajazeiras e distante a 498 quilômetros da capital, João Pessoa.

Insetos invasores são conhecidos como psilídeos e se assemelham a pequenas cigarras. “A cidade parou, o comércio e a unidade de saúde fecharam… Todo mundo se isolou em casa com as luzes apagadas”, relatou o prefeito da cidade, João Cléber (Cidadania) ao portal G1. “Besouros costumam aparecer em época de chuva, mas dessa forma nunca tinha acontecido”, disse o morador Antônio Neto.

No dia seguinte, os trabalhadores de limpeza urbana e a população da cidade conseguiram ter ideia da quantidade de insetos que estiveram nas ruas. O chão ficou infestado de animais mortos e os garis tiveram trabalho dobrado. O biólogo Gean Ferreira tem uma hipótese sobre a invasão.

“Essa explosão populacional pode ter sido ocasionada pela mudança repentina do comportamento climático da região (aumento de temperatura e chuvas), fazendo com que os ovos eclodissem desenfreadamente, impedindo que seus predadores naturais (insetos maiores que vivem no mesmo ambiente) pudessem controlar o crescimento populacional, causando um desequilíbrio”, contou.



Fonte: Espaço PB com Bola Vip (Vítor Tobias) – Foto: Reprodução – Contato: jorgerezende.imprensa@gmail.com

Comentários: