Mulheres encarceradas na Paraíba participam de segunda edição de concurso de poesia

Publicado em: 20/03/2022 às 12:15
Foto

O concurso de poesia ‘Transformando o silêncio das grades em linguagem’, promovido pela Defensoria Pública do Estado da Paraíba (DPE-PB), por meio da Coordenadoria Administrativa de Execução Penal e Acompanhamento aos Defensores Públicos nos Estabelecimentos Penais (Caep), chega à sua segunda edição em mais uma atividade em alusão ao mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher (8 de março).

Reeducandas das quatro penitenciárias femininas do estado da Paraíba (em João Pessoa, Campina Grande, Patos e Cajazeiras) foram convidadas a participar do concurso. Como as mulheres presas na Penitenciária de Cajazeiras foram transferidas para Patos devido à reforma do prédio, o convite a elas foi dirigido à direção do Presídio de Patos. O prazo para a apresentação das poesias se encerrou no último dia 14 de março. Pelo cronograma estabelecido em edital, a direção dos presídios tiveram até a sexta-feira (18) para encaminhar o trabalho das candidatas à Caep.

A seleção será realizada por uma comissão estabelecida pela Coordenadoria, que elegerá a poesia vencedora e cinco menções honrosas. O tema deste ano é ‘Mulher e encarceramento’.

De acordo com a coordenadora da Caep, Waldelita Cunha, a proposta de remição de pena foi levada aos juízes das Varas das Execuções Penais das quatro comarcas com unidades prisionais femininas. “Nós requeremos a aplicação da remição de pena como forma de estímulo a essas mulheres. O concurso é uma ação de ressocialização e a experiência do ano passado foi bastante positiva, com obras que emocionaram a todos”, diz Waldelita.

A defensora pública ressaltou que os juízes foram receptivos à proposta, sinalizando positivamente quanto a possibilidade de aplicação do instituto. O grupo acordou a realização de uma reunião futura para discutir a metodologia a ser aplicada.

O projeto ‘Transformando o silêncio das grades em linguagem’ foi idealizado pela defensora pública Monaliza Montinegro, do Núcleo Especial de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (Nedem). Ela esteve reunida com a equipe do Caep e com as defensoras públicas que atuam nas unidades prisionais para contribuir com a execução do projeto. A ação tem o apoio da Secretaria de Estado da Administração Penitenciários do governo paraibano e das direções dos presídios.



Fonte: Espaço PB com Assim-DPE-PB – Foto: Reprodução – Contato: jorgerezende.imprensa@gmail.com

Comentários: