Ministério Público da Paraíba defende redução no valor das mensalidades nas escolas da rede privada

Publicado em: 14/04/2020 às 09:26
Foto

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) recomendou a todas as escolas da rede privada de ensino localizadas no estado a adoção de medidas em relação aos contratos celebrados com pais e responsáveis dos alunos, em razão da suspensão das aulas, durante a pandemia da Covid-19. Dentre as providências sugeridas estão o repasse da diminuição dos custos nas mensalidades; a concessão de descontos; a revisão de contratos; e o cancelamento de cobrança de multas, por exemplo.

A recomendação assinada pelo diretor-geral do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (MP-Procon), o promotor de Justiça Francisco Bergson, e pela promotora de Justiça Priscylla Maroja (que atua na Defesa do Consumidor na capital paraibana) foi encaminhada ao Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado (Sinepe-PB). O órgão deverá enviar a orientação aos estabelecimentos da rede privada e comunicar a realização desse encaminhamento ao MPPB no prazo de 48 horas.

A recomendação é fundamentada na Constituição Federal; no Código de Defesa do Consumidor; na doutrina e jurisprudência na área consumerista; na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional; na Declaração de Emergência em Saúde Pública de Importância Internacional emitida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19); na Lei Federal 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, que versa sobre as medidas para enfrentamento da doença e nos decretos publicados pelo estado da Paraíba, em razão da crise epidemiológica.



Fonte: Espaço PB com Assim-MPPB – Redação: contato@espacopb.com.br

Comentários: