Levar o celular para o banheiro é um hábito bastante comum, mas isso pode causar danos à saúde e é perigoso, segundo o médico e gastroenterologista Saurabh Sethi. O problema está no aumento do tempo de uso do vaso sanitário, além da proliferação de bactérias e patógenos na hora da descarga, enquanto a pessoa se distrai com as redes sociais.
“Embora possa parecer inofensivo rolar o seu feed nas redes sociais ou responder a alguns e-mails enquanto está no vaso sanitário, isso pode ter sérias consequências“, afirma o médico Sethi, em vídeo divulgado em suas redes sociais.
Celular x tempo no vaso sanitário
“Usar o telefone enquanto faz o número dois pode fazer com que você fique sentado por mais tempo no vaso sanitário“, informa o médico sobre um dos principais perigos para a saúde.
Atenção! Embora o alerta seja direcionado para quem usa o celular no vaso sanitário, os mesmo problemas podem afetar quem passa mais tempo que o necessário lendo bulas de remédio ou mesmo informações do rótulo de shampoo, por exemplo.
Independentemente do que “prende” a pessoa por mais tempo no vaso, essa demora aumenta a pressão exercida sobre a região anal, o que favorece o aparecimento ou agravamento de hemorroidas (veias inflamadas na região anal que causam dor, coceira e sangramento).
Além disso, a demora aumenta o risco de fissuras anais (pequenos cortes na mucosa que causam dor intensa e desconforto ao evacuar). Outro problema mais grave é o prolapso retal, no qual uma parte do reto se desloca para fora do ânus devido à pressão excessiva e esforço prolongado. Em alguns casos, o tratamento pode ser até cirúrgico.
Vale observar que estes riscos já foram apontados por diferentes estudos, como uma pesquisa desenvolvida por cientistas da Universidade Yuzuncu Yil, na Turquia.
Proliferação de bactérias no banheiro
Outro problema envolvendo o celular é que o banheiro é “um terreno fértil para bactérias”, como avisa o médico Sethi. Mesmo que o aparelho não entre em contato direito com coliformes fecais, na hora da descarga, os germes são espalhados por todo o banheiro. Isso inclui a bactéria E. coli, que pode causar diarreia e que pode se “fixar” na tela.
Cabe destacar que a presença de patógenos nos celulares já foi confirmada por pesquisas, como um estudo da Universidade de Tartu (Estônia) publicado na revista Germes. Neste experimento, eles descobriram um alto nível de germes em celulares de adolescentes no ensino médio, e o hábito de levar o aparelho para o vaso sanitário pode contribuir com isso.
“Nosso estudo mostrou que é comum a contaminação de alto nível de celulares de alunos do ensino médio com bactérias potencialmente patogênicas, e levantamos a hipótese de que isso pode desempenhar um papel na disseminação de agentes infecciosos”, afirmam os autores, no artigo.
Limpe o celular após a descarga
Diante dessas evidências, o médico Sethi reforça o conselho de não entrar no banheiro com o celular na mão. “Se você não puder evitar, pelo menos tenha um desinfetante por perto para limpar o telefone [após dar a descarga]”, completa.
Veja mais:
Fonte: Espaço PB – Canal Tech - Por Fidel Forato • Editado por Luciana Zaramela - Imagem: Miriam Alonso/Pexels: contato@espacopb.com.br
Comentários: