Longa-metragem paraibano é um dos sete filmes inéditos selecionados para Mostra de Cinema de Tiradentes

Publicado em: 30/12/2022 às 23:55
Foto

A 26ª Mostra de Cinema de Tiradentes, a ser realizada entre 20 e 28 de janeiro de 2023, anuncia a seleção de mais uma edição da Mostra Aurora. Em sua 16ª versão, a Aurora – é a seção do evento dedicada a filmes feitos por realizadores com até três longas-metragens na carreira e que se caracteriza por trabalhos estético e narrativo representativos, em várias medidas, do que de mais vigoroso se faz na produção brasileira contemporânea – apresenta os tradicionais sete títulos inéditos, em pré-estreia mundial, escolhidos pela curadoria de Francis Vogner dos Reis, Lila Foster e Camila Vieira.

A produção paraibana selecionada, no campo da criação ficcional livre, é ‘Cervejas no Escuro’, que conta a história de uma mulher em luto. “Essa personagem decide fazer um filme e mobiliza a cidade em torno do seu projeto. Ora making of da empreitada, ora o filme propriamente dito, esse longa toca a poesia do gesto amador de se relacionar com o cinema”, define Lila Foster.

Com direção de Tiago A. Neves (que também assina roteiro e montagem), no ‘Cervejas no Escuro’ o luto pela morte do marido é também a oportunidade para Edna (protagonista) refazer o filme que foi a sua vida e encontrar por trás dessa aventura amizades e situações cujos enlaces costuram o passado histórico local à sua própria vida.

A produção executiva e de Nivaldo Rodrigues e, também, com Tiago A. Neves. A ficha técnica segue assim: assistente de produção com Sarah Cristinne; direção de produção, Nivaldo Rodrigues; fotografia, Erik Clementino; direção de arte, cenografia e figurino, com Erick Marinho; som direto e direção de som, Gabriel Duarte; trilha sonora, Enrique Castor; empresa produtora, Toco Filmes; e coprodução, Ágora Produções.

No elenco estão Edna Maria, Sandro Mandu, Hérica Antas Diniz, Erick Marinho, Rinaldo José e Fernando Teixeira.

Os outros seis filmes selecionados na Mostra Aurora 2023 são: ‘A Vida São Dois Dias’ (Rio de Janeiro e Ceará), ‘As Linhas da Minha Mão’ (Minas Gerais), ‘Peixe Abissal’ (Rio de Janeiro), ‘Solange’ (Paraná), ‘Vermelho Bruto’ (Distrito Federal) e ‘Xamã Punk’ (Rio de Janeiro). Todos eles, incluindo o longa paraibano, vão ser avaliados pelo Júri Oficial e concorrem ao Troféu Barroco e a prêmios de parceiros da Mostra.

Maior evento do cinema brasileiro contemporâneo em formação, reflexão, exibição e difusão realizado no país, a Mostra de Tiradentes chega a sua 26ª edição, em formato online e presencial. Apresenta, exibe e debate, em edições anuais, o que há de mais inovador e promissor na produção audiovisual brasileira, em pré-estreias mundiais e nacionais – uma trajetória rica e abrangente que ocupa lugar de destaque no centro da história do audiovisual e no circuito de festivais realizados no Brasil.

O evento exibe mais de cem filmes brasileiros em pré-estreias nacionais e mostras temáticas, presta homenagem a personalidades do audiovisual, promove seminário, debates, a série Encontro Com os Filmes, oficinas, Mostrinha de Cinema e atrações artísticas. Toda a programação é gratuita. Mais informações, clicar aqui.



Fonte: Espaço PB com Assessoria – Imagem: Reprodução – Contato: jorgerezende.imprensa@gmail.com

Comentários: