Livro sobre proteção à pessoa idosa será lançado na Fundação Casa de José Américo

Publicado em: 24/08/2024 às 21:35
Foto

‘Proteção do Idoso – Responsabilidades Interpessoais e Dignidade da Pessoa Humana’ é o título do livro que o advogado e professor universitário Donato Henrique vai lançar no próximo dia 12 de setembro, a partir das 18h30, na Fundação Casa de José Américo (FCJA), localizada na Avenida Cabo Branco, 3336, em João Pessoa.

“A obra aborda aspectos da relação que a sociedade contemporânea mantém com os idosos. Pessoas que dedicaram os momentos mais significativos de suas vidas aos filhos e demais familiares que, porém, agora são considerados fardos para alguns deles, revela o autor, que também é doutorando e mestre em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco, com pós-graduação pela Universidade de Pisa, na Itália.

O trabalho de Donato Henriques chama a atenção para a responsabilidade de familiares, poder público, ongs, igrejas e amigos para com o idoso do século XXI. “São homens e mulheres que se apresentam com suas respectivas limitações e que, por vezes, são obrigados a conviver com o abandono, a depressão, a violência física e psicológica, entre outras adversidades”, lamenta o autor da obra.

Segundo Donato, o livro trata também da triste realidade do idoso e da idosa em situação de rua. Cidadãos que, na fase mais vulnerável de suas vidas, são relegados por todos os segmentos da sociedade, sem lar, assistência à saúde, alimentação etc.

“Nesse trabalho, uma série de variáveis estão sendo analisadas e todas estão sendo colocadas à disposição da sociedade, dos órgãos públicos, das igrejas e das ongs. Tudo isso para que possamos refletir um pouco mais sobre a proteção que essas pessoas precisam e o respeito à dignidade da pessoa humana”, destaca Donato Henrique.

O prefácio do livro (Editora Ideia, de João Pessoa) é do advogado Caius Lacerda e a apresentação do desembargador Sérgio Torres Teixeira, do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 6ª Região – Pernambuco.



Fonte: Espaço PB com Assessoria-FCJA – Foto: Reprodução – Contato: jorgerezende.imprensa@gmail.com

Comentários: