Liderança do PCdoB na Paraíba dará nome a unidade educacional em João Pessoa

Publicado em: 11/01/2022 às 11:55
Foto

O Núcleo de Educação de Jovens e Adultos do Ensino Médio, que funciona no Bairro Cidade Universitária, em João Pessoa, passará a ser designado de Núcleo Deputado Simão Almeida. A homenagem a uma das principais lideranças do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) na Paraíba está prevista em um projeto de lei apresentado nessa segunda-feira (10) na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) pelo deputado estadual Tião Gomes (Avante) – na foto.

O ex-deputado estadual Simão Almeida morreu aos 77 anos no último dia 29, acometido pela covid-19 provocada pelo novo coronavírus. Ele estava internado na UTI do Hospital da Unimed, na capital paraibana, quando no dia 16 de dezembro precisou ser intubado pela equipe médica da unidade hospitalar. Ele começou a sentir os sintomas da covid-19 no dia 10 de dezembro e, no dia seguinte, fez o teste e deu positivo. Foi internado no dia 14.

Em sua justificativa pela homenagem, o deputado Tião Gomes, que responde pela primeira-vice-presidência da ALPB, destaca a trajetória de Simão Almeida que, quando ainda na juventude, lutava pelos direitos dos estudantes e contra a ditadura civil militar instalada no país. “Ele foi severamente perseguido pelo regime autoritário, como outras dezenas de milhares de líderes estudantis, principalmente depois do Ato Institucional 5, de 13 de dezembro de 1968, assinado pelo presidente ditador Costa e Silva”, relembra Tião.

“O conheci como deputado estadual quando assumimos nossos mandatos, em 1991, nesta Assembleia Legislativa da Paraíba. Tive o privilégio de assistir a um dos maiores oradores que ocupou a tribuna desta Casa. Ele sabia falar sobre todos os assuntos, aparteava os discursos dos colegas com elegância, concordando ou não com eles”, destaca Tião Gomes.

“Simão Almeida trazia para a Casa de Epitácio Pessoa a liderança que tinha nos movimentos sociais, a coragem de um comunista que enfrentou a ditadura militar, a sabedoria para manter a amizade com seus colegas de parlamento, a postura para ser respeitado pelos poderosos da Paraíba, quando ele defendia os direitos de um pobre canavieiro ou favelado. Testemunho, sem medo de errar, Simão foi um dos mais completos parlamentares que passaram nesses últimos 30 anos pela Assembleia Legislativa da Paraíba”, aponta o deputado em sua justificativa.

Simão de Almeida Neto é natural de Boa Vista, na Região do Cariri paraibano, onde nasceu a 9 de janeiro de 1944. Engenheiro elétrico de formação, disputou nove eleições pelo PCdoB paraibano. Sua primeira disputa foi em 1988, quando foi candidato a vice-prefeito na chapa de Antônio Arroxelas (PDT), que ficou na quarta posição entre sete candidatos. Na eleição de 1990, elegeu-se deputado estadual com 4.538 votos. Em 1994, obteve 7.615 votos, mas não conseguiu a reeleição.

Em 1996, Simão Almeida candidatou-se a vice na chapa de Lúcia Braga (PDT), que levou a disputa para o segundo turno contra Cícero Lucena (PMDB), que elegeu-se prefeito de João Pessoa. Dois anos depois, disputou uma vaga na Câmara dos Deputados, recebendo 11.820 votos, não conseguindo se eleger. Ele também não conseguiu uma vaga na Câmara Municipal em 2000, obtendo 1.322 sufrágios.

Seu melhor desempenho eleitoral foi em 2002, quando candidatou-se ao Senado Federal e recebeu 113.405 votos (50.711 foram do eleitorado pessoense). Não disputou nenhum cargo eletivo em 2004 e 2008, e não foi bem-sucedido nas eleições de 2006 (4.291 votos para deputado estadual) e 2010 (3.816 votos), sua última disputa estadual. Desde 2018, era diretor-presidente da Junta Comercial da Paraíba (Jucep).

Em janeiro de 2020, Simão Almeida chegou a ser escolhido como um dos pré-candidatos do PCdoB à Prefeitura de João Pessoa (PMJP).



Fonte: Espaço PB – Jorge Rezende – Foto: Agência ALPB – Contato: jorgerezende.imprensa@gmail.com

Comentários: