João Pessoa terá um hospital para animais domésticos com criação de mais um Curso de Medicina Veterinária

Publicado em: 24/01/2021 às 10:40
Foto

A proposta de criação de um Curso de Medicina Veterinária no campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa, foi discutida durante reunião no último dia 19, entre o deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB) – à esquerda na foto – e o reitor-interventor Valdiney Gouveia.

A UFPB tem atualmente o Curso de Medicina Veterinária no Centro de Ciências Agrárias (CCA), no campus II, no município de Areia, na Região do Brejo paraibano. Durante a reunião, ressaltou-se a importância de a região polarizada por João Pessoa contar com um Curso de Medicina Veterinária, que implicaria também na criação de um hospital veterinário.

A decisão de um novo curso parte da iniciativa de diversos segmentos da UFPB: Centro de Ciências Médicas (CCM), Centro de Ciências da Saúde (CCS), Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) e o Centro de Biotecnologia (CBiotec). O enfoque do novo Curso de Medicina Veterinária na capital paraibana será diferenciado ao do que já é oferecido em Areia.

Esse novo curso será amparado por uma visão interdisciplinar que atenda propósitos urbanos, o que leva Reitoria da UFPB a prometer em se empenhar na construção de um hospital veterinário. A intenção é viabilizar o curso sem aumentar os custos da universidade, aproveitando o pessoal e a estrutura já existentes. Na reunião foi decidido que será elaborado um projeto, em aproximadamente três meses.

A saúde humana, lembra a universidade, inclui a saúde animal e ambiental. Por isso, professores dos mais variados departamentos de centros da UFPB deverão colaborar com o novo curso e o hospital, sem a necessidades de contratar outros profissionais.

A saúde animal está ligada à saúde humana. A Região Metropolitana de João Pessoa já caminha para chegar a dois milhões de habitantes e o novo curso será fundamental para assistir os animais e a população humana locais, já que os animais são potenciais portadores de doenças zoonóticas, a exemplo de leishmaniose, a esporotricose.

Para o deputado Pedro Cunha Lima, a iniciativa é um avanço necessário para a região e assegurará não apenas educação, mas também a saúde animal, dos seres humanos e ambiental. O parlamentar se comprometeu a defender junto à bancada paraibana esforços para conquistar investimentos para o novo curso no campus I, pois, segundo ele, justifica-se devido à densidade demográfica da região.

“Seria importante em qualquer região do estado, na nossa visão, mas, aqui, João Pessoa se evidencia pelo tamanho da demanda, pelo alcance que pode ser dado ao equipamento, uma vez aqui instalado”, comenta o deputado.



Fonte: Espaço PB com Ascom-UFPB (Aline Lins) – Jorge Rezende – Foto: Oriel Farias – contato@espacopb.com.br

Comentários: