João Pessoa disponibiliza 32 postos para o ‘Dia D da Vacinação Contra a Covid-19 na Paraíba’

Publicado em: 25/09/2021 às 13:15
Foto

A cidade de João Pessoa montou uma estrutura especial para o ‘Dia D da Vacinação Contra a Covid-19 na Paraíba’, que acontece neste sábado (25) em todos os municípios paraibanos. Na capital, a prefeitura disponibilizou 32 postos de aplicação, entre ginásios e drive-thru. O trabalho foi acompanhado de perto pelo prefeito Cícero Lucena (Progressistas) e o governador João Azevêdo (Cidadania).

“Muito importante que possamos avançar. Agora em parceria com o governo do estado, que está incentivando esta ação em toda a Paraíba para que a gente dê um passo largo no objetivo da totalização das pessoas vacinadas e assim voltar ao normal das nossas vidas, em todas as áreas”, declarou Cícero Lucena.

Neste ‘Dia D’ está sendo realizada a aplicação da primeira dose para o público a partir de 18 anos sem comorbidades que não procurou os postos na data correta. Além disso, segue a imunização com a segunda dose para as pessoas que receberam a primeira da CoronaVac há mais de 28 dias e há 90 dias para Astrazeneca e Pfizer.

O governador João Azevêdo defendeu que a vacinação é a única forma de vencer a covid-19. “Este movimento é mais um esforço que o estado e municípios fazem por entender que quanto maior o número de vacinados maior a tranquilidade no que se refere à circulação do vírus. Nossa meta é que 200 mil pessoas se vacinem em toda Paraíba neste sábado. Fizemos uma distribuição extra de doses para as prefeituras montarem suas logísticas de vacinação e com essa união pretendemos vencer a guerra”, disse.

Os gestores estiveram na abertura do evento, onde a vacinação também está disponível, no Parque Solon de Lucena (Lagoa) – na foto. Nos ginásios, o horário de funcionamento foi das 8h às 12h. Já para os postos do tipo drive-thru, a população pode ser imunizada das 9h às 20h.

O ‘Dia D’ em outros pontos distribuídos nos bairros da capital foi bastante movimentado. No Centro Cultural Tenente Lucena, em Mangabeira, às 8h30 a equipe de imunização da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) já havia vacinado mais de 120 pessoas. A psicóloga Simone Lima, moradora do bairro, contou que estava ansiosa para completar o esquema vacinal com a segunda dose. “A gente fica com muita esperança de estar imunizada. Não via a hora de chegar o dia para receber a minha segunda dose”, afirmou.

No ginásio da Escola Municipal Randegundes Feitosa, no Bairro José Américo, o estudante Emmanuel Santos Tavares, que faz parte do grupo a partir dos 18 anos, estava na expectativa de receber a primeira dose da vacina. “Estava aguardando o final de semana para me vacinar. Com a primeira dose, me sinto mais seguro para fazer minhas atividades”, disse o estudante, que completou 19 anos no mês passado.

Já no drive-thru instalado na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o também estudante Rafael Lima, de 19 anos, afirmou que a vacina é importante para os jovens. “A gente sai mais. Então é bom que a gente tenha mais segurança. Mas não adianta se vacinar e não usar máscara”, lembrou.

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, não houve necessidade de agendamento no ‘Dia D’.  Bastava procurar um dos postos de vacinação adequado para o perfil da pessoa e viabilizar o atendimento.

Para receber a primeira dose da vacina é necessário apresentar documento oficial com foto, Cartão SUS, CPF e comprovante de residência em João Pessoa. Já para a segunda dose é necessário apenas o cartão de vacinação e um documento pessoal com foto.

Os postos de vacinação também estão abertos para receber as doações de alimentos não perecíveis. Após a arrecadação, são distribuídos com instituições de caridade e famílias atingidas pelos efeitos da pandemia. A arrecadação e a distribuição integram uma iniciativa conjunta da Prefeitura de João Pessoa (PMJP) e do governo do estado.



Fonte: Espaço PB com Secom-PMJP (Arthur Araújo, Rogéria Araújo e Carolina Queiroz) – Foto: Divulgação – Contato: jorgerezende.imprensa@gmail.com

Comentários: