Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba realiza debate sobre Calabar e o Brasil-holandês

Publicado em: 01/06/2022 às 23:59
Foto

‘Três Vezes Calabar’. Esse é o nome do evento que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep) estará realizando na próxima terça-feira (7), em João Pessoa, e que tem como tema ‘Domingos Fernandes Calabar e o Brasil-Holandês’. Na foto, escultura do artista plástico Manoel Claudino da Silva, localizada em Porto Calvo, em Alagoas, que representa o momento da execução de Calabar por garrote.

Aberto ao público e dirigido principalmente a estudantes de escolas da rede estadual de ensino, o evento terá início às 9hs e também incluirá poesia e música da discografia de Chico Buarque de Holanda, autor da peça ‘Calabar, o Elogio da Traição’.

Organizadas pelo Grupo de Estudos do Brasil-Holandês e divididas em três blocos, as atividades serão coordenadas pelo professor de História Edvaldo Lira e abertas com uma exposição da escritora e restauradora Piedade Farias. Ela abordará o tema ‘Chico Buarque, Ruy Guerra e Calabar’.

Piedade Farias será seguida pelo romancista e jornalista Ademilson José que, na ocasião, falará sobre o livro ‘Major Calabar’, do escritor carioca João Felício dos Santos, autor também de romances históricos já levados ao cinema, entre eles, ‘Carlota Joaquina’ e ‘Xica da Silva’.

A terceira explanação será sobre ‘Frei Manoel Calado e Calabar’ e ficará a cargo do antropólogo e sociólogo Carlos Azevêdo, quando, então, será aberto o espaço para questionamentos e debates. O evento acontece no auditório do próprio Iphaep, que fica à Avenida João Machado, no Centro de João Pessoa.



Fonte: Espaço PB – Foto: Reprodução – Contato: jorgerezende.imprensa@gmail.com

Comentários: