Hospital em João Pessoa realiza o “Dia do Desejo” para pacientes

Publicado em: 21/05/2022 às 11:55
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Ter um momento de descontração com a família em um lanche da tarde, comer arroz de leite ou mesmo fazer um piquenique. Por sua simplicidade, essas atividades podem ser pouco valorizadas por muitas pessoas. No entanto, para outras, que necessitam de cuidados especiais, esses pequenos instantes são preciosidades que ficarão guardadas na memória.

Esse é o caso de alguns dos pacientes acompanhados pelo serviço de atenção domiciliar da Unimed João Pessoa, o Dia a Dia. Como necessitam de apoio extra-hospitalar não emergencial, esses beneficiários do plano de saúde da Unimed JP recebem atendimento humanizado em seus lares.

E é do princípio de humanização que surge o “Dia do Desejo”, um dia especial em que os pacientes da Cooperativa podem escolher algo diferente para sair da rotina. Dessa vez, quatro pacientes puderam decidir entre alimentos e atividades.

Em tratamento com a equipe da Unimed JP desde o nascimento, a pequena Luíza Feitosa, de 1 ano, teve direito a um piquenique especial com a fonoaudióloga e fisioterapeuta do programa de atenção domiciliar. A experiência de Luíza, que tem Síndrome de Pierre Robin, foi uma confraternização em contato com a natureza.

Mãe da paciente, que tem a Síndrome de Pierre Robin, Raquel Feitosa disse que a experiência de Luíza foi um momento alegre de confraternização e contato com a natureza, junto às profissionais que acompanham a pequena desde os primeiros meses de vida.

“Sentar embaixo de uma árvore, escutar o canto dos passarinhos, ver as formiguinhas andando na areia e sentir o ventinho refrescante no rosto são sensações que só a natureza é capaz de proporcionar”, afirmou Raquel.

A mãe de Luíza ainda enfatizou que a equipe do Dia a Dia desempenha um papel muito importante no desenvolvimento de Luíza, “sempre com muito carinho, cuidado e competência”.

O “Dia do Desejo” também foi bastante especial para o paciente Jurandy Luiz Ferreira, de 64 anos. Em 2020, Jurandy passou por um episódio de broncoaspiração e, por causa disso, utiliza uma sonda que o auxilia na hora de se alimentar. Hoje ele está se recuperando de um procedimento cirúrgico e, quando o “Dia do Desejo” surgiu, o paciente prontamente pediu para matar uma vontade antiga: saborear um delicioso prato de arroz de leite, bem cremoso.

“Graças ao tratamento assistencial domiciliar da equipe do Dia a Dia, estou tendo boa evolução na recuperação, com recuperação da minha coordenação motora, o que me permitiu mais qualidade na minha locomoção e independência”, disse Jurandy Ferreira.

Todos os pedidos atendidos no “Dia do Desejo” só são possíveis porque a equipe multiprofissional do Dia a Dia avalia, junto aos médicos dos pacientes, as condições necessárias para que cada desejo seja atendido.



Fonte: Espaço PB com Assessoria (Carol Cassoli) – Foto: Divulgação – Contato: jorgerezende.imprensa@gmail.com

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