História das “ceguinhas de Campina Grande” é destaque em mostra de cinema no Rio de Janeiro

Publicado em: 05/11/2022 às 13:30
Foto

Durante nove dias, o Centro Cultural da Justiça Federal, no Rio de Janeiro, recebe uma retrospectiva da produção do cinema latino americano. A ‘Mostra Visões Latinas’ traz destaques da filmografia latina na última década junto com curtas produzidos na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. O objetivo é criar um diálogo sobre temáticas comuns no continente que tem culturas diversas.

A mostra traz marcos cinematográficos como o chileno ‘Uma Mulher Fantástica’, dirigido por Sebastián Lelio, ganhador do Oscar de melhor filme estrangeiro de 2017; o colombiano ‘O Abraço da Serpente’, dirigido por Ciro Guerra e também indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 2016; o premiado ‘Últimos Dias em Havana’, dirigido por Fernando Perez; entre outras pérolas do audiovisual da América Latina.

O historiador e roteirista Maurício Lissovsky, morto em agosto deste ano, será homenageado com a exibição do também premiado ‘A pessoa é para o que nasce’, que tem roteiro assinado por ele e conta a história de três irmãs cegas que passaram boa parte de suas vidas ganhando o sustento cantando e tocando ganzá nas feiras de Campina Grande, interior da Paraíba.

A seleção dos curtas também tem destaques como o documentário que narra à história de João Alves de Torres Filho, o Joãosinho da Goméa, o babalorixá baiano que mudou a história do Candomblé.

A programação, de graça, abriu para o público nessa sexta-feira (4) e vai até o dia 13 de novembro. Detalhes podem ser conferidos clicando aqui.



Fonte: Espaço PB com Agência Brasil (Fabiana Sampaio) – Foto: Porta Curtas – Contato: jorgerezende.imprensa@gmail.com

Comentários: