Governador da Paraíba cobra “papel de coordenação” de Bolsonaro no combate à covid-19

Publicado em: 29/09/2020 às 21:40
Foto

O descaso do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em relação à pandemia do novo coronavírus que já causou a morte de milhares de brasileiros pela covid-19 foi apontado na tarde desta terça-feira (29) pelo governador da Paraíba, João Azevêdo (Cidadania).

Uma ação mais contundente de enfrentamento à crise sanitária por parte do governo federal foi feita pelo governador diretamente ao ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni (na foto), durante uma solenidade no Palácio da Redenção, sede do governo paraibano em João Pessoa.

Salientando as ações do governo da Paraíba em meio à pandemia e a necessidade de manter os protocolos de saúde neste momento de retomada econômica, o governador aproveitou a visita do ministro para falar sobre o desencontro de opiniões ao lidar com a covid-19 no país. João Azevêdo cobrou o papel de coordenação do governo federal e disse esperar que o momento de compra de vacinas seja liderado pela gestão do presidente Jair Bolsonaro.

Após ouvir a cobrança de João Azevêdo, o ministro da Cidadania se limitou destacando as ações do governo federal para atender aos menos favorecidos durante a pandemia, como o auxílio emergencial pago para parte da população. A solenidade no Palácio da Redenção marcou a assinatura do termo de adesão que tem a pretensão de garantir a liberação de recursos na ordem de R$ 47,8 milhões para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) na Paraíba.

O valor será revertido na aquisição de 10,6 mil toneladas de alimentos e de 10,6 milhões de litros de leite, beneficiando 109 organizações produtivas e 12.078 agricultores rurais em 207 municípios do estado. Os alimentos serão doados para famílias em situação de vulnerabilidade social.

“Esse é um momento extremamente importante. Todo recurso que chega para que a gente possa melhorar a vida, principalmente, dos agricultores familiares, é muito importante e esses investimentos, na proporção que estão chegando, com valor significativo, farão com que muitas famílias sejam beneficiadas. Todos nós sabemos que a Paraíba é o maior produtor de leite de cabra do Brasil, fruto de um trabalho de requalificação de genética, mas é importante que esse produto seja adquirido e chegue no consumidor e esse programa faz exatamente essa ponte”, ressaltou o governador João Azevêdo.

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) foi criado em 2003, no governo do ex-presidente Lula (PT), e tem como finalidades básicas promover o acesso à alimentação e incentivar a produção de alimentos dos agricultores rurais.

Para alcançar os objetivos, o programa compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial, pelos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e pela rede pública e filantrópica de ensino.

O programa promove o abastecimento alimentar por meio de compras governamentais de alimentos; fortalece circuitos locais e regionais e redes de comercialização; valoriza a biodiversidade e a produção orgânica e agroecológica de alimentos; incentiva hábitos alimentares saudáveis e estimula o cooperativismo e o associativismo.

Na Paraíba, o estado e os municípios executam o PAA através da Compra com Doação Simultânea, por meio da Conab, que contrata os projetos de cooperativas, associações ou organizações produtivas (CNPJ). Na compra com doação simultâneo, o estado e os municípios compram de agricultores individuais.



Fonte: Espaço PB – Foto: Marcus Antonius – contato@espacopb.com.br

Comentários: