Genival Lacerda: morte do “Senador do Rojão” repercute no meio político da Paraíba

Publicado em: 08/01/2021 às 06:10
Foto

A morte do cantor e compositor paraibano Genival Lacerda nessa quinta-feira (7) repercutiu entre os políticos paraibanos. O artista, de 89 anos, que não resistiu a complicações em virtude da covid-19, recebeu homenagens de representações políticas de todo o estado, incluindo do governador João Azevêdo (Cidadania). O enterro do artista ocorreu no final do mesmo dia, em Campina Grande.

O chefe do Poder Executivo estadual manifestou “profundo pesar” pela morte do artista. “Conhecido por todo o Brasil, Genival era considerado um símbolo da cultura do Nordeste, sendo um dos grandes nomes do forró, ritmo que levou para o país inteiro com seu carisma e irreverência, características que o tornaram um ídolo popular”, disse por meio de nota.

O governador destacou uma “perda irreparável” e lembrou que o trabalho do cantor ganhou reconhecimento nacional oficialmente no final de 2017, quando recebeu no Palácio do Planalto a ‘Medalha da Ordem do Mérito Cultural’ (OMC). Também na Paraíba, Genival Lacerda foi homenageado na Assembleia Legislativa, quando recebeu a ‘Medalha de Mérito Cultural Ronaldo Cunha Lima’, em 2016.

O autor da propositura foi o então deputado estadual e atual prefeito de Campina Grande Bruno Cunha Lima (PSD), que lamentou a perda da família do artista e de todos os paraibanos. O gestor decidiu decretar luto oficial de três dias na cidade que foi o local de nascimento de Genival Lacerda e onde ele será sepultado. “Perde Campina, perde o Nordeste, perde o forró, perde o Brasil. Perdemos todos nós! Genival era uma figura, irreverente demais até. Descanse em paz, meu amigo”, disse Bruno em suas redes sociais.

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) também emitiu nota de pesar, assim como os deputados estaduais Jutay Meneses (Republicanos), Cida Ramos (PSB), Camila Toscano e Tovar Correia Lima (ambos do PSDB). Na nota, em nome de todos os parlamentares, o presidente da ALPB, Adriano Galdino (PSB), destacou o importante papel que Genival teve para o forró, levando o clima descontraído para suas letras e danças marcantes e com muito bom humor. “Genival Lacerda era um artista único, que inspirou e animou os paraibanos com seu jeito simples e desinibido”, resumiu.

As homenagens ainda vieram dos senadores Daniella Ribeiro (Progressistas) e Veneziano Vital do Rêgo (PSB), ambos de Campina Grande. Daniella avaliou que “a morte de Genival Lacerda nos deixa tristes, mas a memória do seu humor contagiante e irreverência nos enche de alegria. Grande artista que levou a identidade cultural do nosso povo paraibano para o mundo. À família, a minha solidariedade”.

Já o senador Veneziano lembrou o amor de Genival à Paraíba. “Hoje perdemos não apenas um grande artista, mas uma das maiores referências da nossa cultura paraibana, ícone do forró e exemplo para muitas gerações. O cantor e compositor Genival Lacerda deixa um legado de dedicação à música e de amor pela sua terra natal”, afirmou. Também campinense, o deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB) lembrou a dor dos paraibanos. “Perdemos um grande ícone da nossa cultura. A Paraíba acorda mais triste com a morte de Genival Lacerda”, lamentou.

Os prefeitos de João Pessoa, Cícero Lucena, e de Santa Rita, Emerson Panta, ambos do partido Progressistas, também lamentaram a morte de Genival Lacerda. “Artista e embaixador da cultura paraibana que tanto nos orgulha”, ressaltou Cícero Lucena.

Entidades emitem notas de pesar

A morte do cantor e compositor paraibano ainda provocou o pesar por parte de entidades representativas. Para a Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), o artista foi capaz de trazer visibilidade ao estado, sendo um dos pioneiros em compartilhar a cultura do Nordeste para o país inteiro.

“Hoje se foi um homem responsável por dar um significado único ao forró brasileiro e seu legado é histórico, precisa ser relembrado por muitos anos e ensinado às próximas gerações. Infelizmente, foi mais uma vítima do novo coronavírus e desejamos conforto e paz para a família em um momento tão triste”, destacou George Coelho, presidente da entidade.

A mesa diretora da Câmara de João Pessoa (CMJP), do mesmo modo, emitiu uma nota na qual lamentou a morte do cantor. “Genival Lacerda deixa órfão cada paraibano que se acostumou ao bom humor do artista que chegou a ser apelidado de ‘Senador do Rojão’. Natural de Campina Grande, o cantor foi agraciado pela Câmara de João Pessoa com o ‘Título de Cidadão Pessoense’ e a ‘Medalha Cidade de João Pessoa’. À família, aos amigos, aos milhares de fãs, nossa solidariedade nesta hora de dor”, conclui a nota.

Outra entidade a se pronunciar foi a Associação Paraibana da Advocacia Municipalista (Apam), que destacou a irreverência e o talento do artista. “Genival Lacerda era irreverente e representava todo o talento, força e resistência do nordestino. A Paraíba e o Brasil estão mais tristes sem o artista, mas fica a sua obra”, disse o vice-presidente da Apam, Alberto Jorge.

‘Ano Cultural Genival Lacerda’

O ano de 2021 pode ser o ‘Ano Cultural Genival Lacerda’, em alusão ao cantor e compositor que morreu em decorrência de complicações da covid-19. A iniciativa foi apresentada pelo presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado estadual Adriano Galdino (PSB), por meio de um projeto de lei que deve ser aprovado pelos deputados da Casa.

Conforme o projeto, as atividades culturais e sócio-esportivas, no âmbito escolar, realizadas pela administração pública estadual, através da Secretaria de Estado da Educação, devem prestar homenagens e produção cultural acerca da vida e obra de Genival Lacerda. Segundo Galdino, o objetivo é possibilitar um maior conhecimento e expansão dos trabalhos e da vida do artista.

“É algo extremamente necessário, pois ele foi um grande nome para a Paraíba, o Brasil e o mundo. Um dos grandes artistas da música brasileira e que, sem dúvida, merece todas as homenagens e o reconhecimento do povo paraibano. Genival ficará para sempre na nossa memória”, ressaltou o presidente.

A proposta determina ainda que os eventos promovidos pelo governo do estado, como shows, concertos, seminários, festivais, salões de artesanato e exposições, sempre que conveniente, poderão oportunizar ao público a possibilidade de conhecer a obra de Genival.

Além disso, a divulgação dos órgãos do Executivo estadual, as ações em anúncios de jornais, cartazes, folders, outdoors, panfletos e inserções veiculadas em emissoras de rádio e televisão e em novas mídias, como portais e sites, dentre outras, sempre que possível, poderão fazer referência ao ‘Ano Cultural Genival Lacerda’.



Fonte: Espaço PB com jornal A União (Thaís Cirino) – Foto: Agência-ALPB – contato@espacopb.com.br

Comentários: