Fonte histórica instalada no Parque da Bica, em João Pessoa, será restaurada pelo Iphan

Publicado em: 27/05/2020 às 10:11
Foto

Já está quase tudo pronto para o início da obra de restauração da Fonte Tambiá, localizada no Parque Zoo-Botânico Arruda Câmara (mais conhecida como a Bica), em João Pessoa. A restauração r e a requalificação do entorno do bem, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), devem ter início ainda este ano.

O projeto prevê, entre outras ações, intervenções arquitetônicas, funcionais, paisagísticas, estruturais e de pavimentação. A execução dos serviços será realizada de acordo com a proposta apresentada após a assinatura de um termo de compromisso da Prefeitura de João Pessoa (PMJP) com o Iphan.

“Atualmente, a fonte se encontra isolada e escorada devido ao desabamento parcial ocorrido em 2011 que causou a queda de parte do nembo e a perda de sua funcionalidade temporariamente. Agora, ela se encontra parcialmente soterrada e com sérios problemas de impermeabilização do solo. Isso tem provocado a passagem de água sem controle e o enraizamento de árvores por todo o seu sistema hidráulico. As obstruções identificadas dificultam o trabalho de manutenção”, conta a arquiteta e urbanista da Divisão Técnica do Iphan na Paraíba, Ana Luíza Schuster da Costa.

Após a restauração, a fonte voltará a funcionar com a fruição de água por suas três bicas. O espaço será aberto para o acesso dos visitantes e os interessados poderão voltar a contemplá-la em um ambiente mais acessível.

“O atual Parque Zoo-Botânico Arruda Câmara é lugar de memória para várias gerações de cidadãos pessoenses e a Fonte Tambiá exerce papel especial nessas recordações”, ressalta a arquiteta e urbanista do Iphan.

Despontando logo na entrada e considerada o coração do Parque da Bica, a Fonte Tambiá foi um dos principais meios de abastecimento de água da capital paraibana desde a sua fundação até quando foi substituída pelo abastecimento de água encanada na década de 1920.

A história aponta que desde 1736, a administração pública faz notas à recuperação da Fonte Tambiá por ser de grande utilidade à população. No entanto, a historiografia apresenta mais uma data de construção, 1782, havendo uma reconstrução em 1889, quando recebeu seus traços atuais. Seu entorno, no entanto, recebeu maiores investimentos a partir de 1922, quando o Parque Arruda Câmara foi inaugurado e se tornou um local de lazer para a sociedade paraibana.

Desde 2010, a Prefeitura de João Pessoa, responsável por sua administração, vem executando etapas sucessivas de renovação e requalificação de todo o parque, atendendo a normas técnicas para melhor convivência e atualização e ampliação das estruturas  de visitação.



Fonte: Espaço PB com assessoria – Redação: contato@espacopb.com.br

Comentários: