Farinha de maracujá te ajuda a emagrecer, veja como fazer em casa

Publicado em: 22/08/2020 às 14:45
Foto

A farinha de marujá é rica em fibras, vitaminas e minerais, podendo ser considerada uma ótima aliada do processo de emagrecimento. Além disso, devido às suas propriedades ajuda a regular os níveis de colesterol e glicose, além de garantir a sensação de saciedade.

Esta farinha ajuda a emagrecer porque contém pectina o que ajuda a diminuir os picos de glicemia na corrente sanguínea, que são responsáveis por gerar fome e vontade de comer doces. No entanto, para conseguir emagrecer com a farinha de maracujá, também é importante consumir menos gordura e açúcar, praticar atividades físicas de forma regular e beber bastante líquidos durante o dia.

Como fazer a farinha de maracujá

A farinha de maracujá pode ser facilmente feita em casa, sendo apenas necessário 4 maracujás. Para fazer a farinha, basta separar a polpa da casca do maracujá. Depois, é necessário retirar a parte branca da casca e colocar no forno médio até que fiquem secas e quebradiças.

Em seguida, colocar no liquidificador ou num mix e bater até que esteja tudo triturado. Para guardar, basta colocar a farinha em um recipiente limpo, seco e bem fechado.

Para não desperdiçar a polpa da fruta, é interessante fazer um suco de maracujá, que possui também vários benefícios para a saúde, incluindo a diminuição da ansiedade e melhora da qualidade do sono, por exemplo.

Para que serve

Devido a grande quantidade de fibras, vitaminas, ferro, cálcio e fósforo, a farinha de maracujá pode ser utilizada com diversas finalidades, sendo as principais:

  • Ajudar a emagrecer;
  • Controlar os níveis de açúcar no sangue;
  • Saciar o apetite;
  • Diminuir a absorção de gorduras;
  • Ajudar a baixar o colesterol;
  • Diminuir a absorção de carboidratos;
  • Combater a prisão de ventre;
  • Acalmar e combater a insônia;
  • Desintoxicar e purificar o organismo.

Para que a farinha de maracujá tenha efeito a curto e longo prazo, é importante que a pessoa a consuma de forma regular e sempre acompanhada de alimentação equilibrada e saudável, prática de atividades físicas regulares e ingestão de líquidos durante o dia.

Como consumir

O nutricionista é o melhor profissional para orientar quanto à quantidade mais apropriada a se ingerir de farinha de maracujá ou outro suplemento de fibra, isso porque depende do objetivo e metabolismo de cada pessoa. suplementos de fibras de forma individualizada.

Uma das formas de consumo de farinha de maracujá é 1 colher de sopa nas principais refeições do dia, pois assim evita o pico glicêmico e diminui a absorção de carboidratos, por exemplo.

Informação nutricional

A tabela a seguir indica a quantidade de nutrientes presentes na farinha da casca do maracujá

Preço e onde comprar

A farinha de maracujá pode ser encontrada na forma industrializada com preço entre 10 e 15 reais por Kg. Ela pode ser comprada em lojas de produtos naturais, algumas feiras e pela internet.

Receita com farinha de maracujá

A farinha de maracujá pode ser acrescentada na fruta no café da manhã ou lanche da tarde e também pode ser incluída em várias receitas. Uma das opções é o biscoito de maracujá com coco, que é uma opção saudável e funcional de lanche.

1. Biscoito de maracujá com coco

Ingredientes

  • 1 xícara de farinha de trigo integral;
  • 1 1/2 xícara de farinha de maracujá;
  • 1/2 xícara de açúcar mascavo;
  • 1 colher de cacau;
  • 3/4 xícara de leite de coco;
  • 3 colheres de sopa de óleo de coco;
  • 2 colheres de suco de maracujá concentrado

Modo de preparo

Misture muito bem todos os ingredientes até que forme uma massa homogênea que possa ser moldada com as mãos, formando pequenas bolinhas. Estenda a massa sobre uma mesa ou bancada da cozinha, com um rolo de massa. A seguir corte a massa em pequenos quadradinhos ou em círculos e leve ao forno durante cerca de 15 a 20 minutos, até que fiquem bem cozidos. Coloque papel alumínio ou papel manteiga para que os biscoitos não fiquem grudados na assadeira.Esta informação foi útil?



Fonte: Espaço PB com Click Bahia - Thailane Melo – Redação: contato@espacopb.com.br

Comentários: