Falsificação de documentos físicos e digitais é tema de encontro inédito no Brasil

Publicado em: 11/03/2020 às 08:06
Foto

O ‘I Encontro de Diplomática, Tipologia Documental e Documentoscopia: abordagens teóricas e práticas’, promovido pelo Curso de Arquivologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), acontecerá nos dias 17 e 18 de março, com mesa de abertura a partir das 19h, no Auditório 211, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA).

O evento será composto por palestras e oficinas ministradas por especialistas sobre temas que buscam articular a teoria e a prática nos universos da Diplomática Arquivística e da Documentoscopia, abordando, dentre outros pontos, os desafios inerentes à autenticidade e à autenticação de documentos físicos e digitais; a análise documentoscópica e as implicações jurídicas decorrentes da falsificação de documentos.

A conferência reunirá profissionais, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação das áreas da Ciência da Informação, Arquivologia, Biblioteconomia, Direito e História.

Este é o primeiro evento no Brasil que propõe discussões entre Diplomática, Tipologia Documental e Documentoscopia, mediante uma conexão entre os cursos de humanas. O Curso de Arquivologia da UFPB é o primeiro no pais a estudar Documentoscopia, ciência forense que diz respeito ao estudo e análise de documentos com o intuito de apurar sua autenticidade ou falsidade.

O encontro é organizado pelos discentes e pela professora da disciplina Diplomática Arquivística do Curso de Graduação em Arquivologia da UFPB, Maria Amélia da Silva, juntamente com o servidor técnico-administrativo Isaac Alves. Inscrições devem ser realizadas por meio do site do evento.



Fonte: Espaço PB com Ascom-UFPB – Redação: contato@espacopb.com.br

Comentários: