Fabíola Rezende quer campanha da Semob para diminuir acidentes de trânsito envolvendo animais

Publicado em: 24/04/2022 às 11:00
Foto

Em requerimento aprovado na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), a vereadora Fabíola Rezende (PSB) está solicitando à Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), em parceria com a Coordenadoria de Políticas de Bem Estar Animal e Ambiental, da Secretaria do Meio Ambiente (Semam), a criação, o desenvolvimento e a execução de campanhas educativas periódicas, visando a diminuição do número de acidentes de trânsito envolvendo animais (principalmente de cães e gatos) nas ruas e avenidas da cidade.

Ela lembra que a Semob tem desenvolvido importantes campanhas educativas e de conscientização voltadas para os moradores da cidade de João Pessoa, a exemplo da campanha ‘Amar o próximo no trânsito’, colocada em prática nos últimos dias, com o objetivo de manter um comportamento cidadão no trânsito, respeitando as sinalizações e evitando conflitos com o próximo.

“Essas campanhas são de extrema importância e sempre têm resultados positivos, promovendo a segurança e o bem-estar da população pessoense. Respeitar as regras de trânsito é respeitar a vida. Se todos fizerem sua parte, sem sombra de dúvidas vamos ter um trânsito mais solidário e sem acidentes. Respeitando uma faixa de pedestre ou estacionando em local adequado, por exemplo, a população educada vai garantir a sua segurança e a do seu próximo”, avalia a parlamentar.

E Fabíola Rezende completa: “Não são só os seres humanos que são vítimas de um trânsito quando as regras são desrespeitadas. Os animais, principalmente os cães e os gatos, quando estão em vias públicas, também quase sempre são vítimas do trânsito. A diferença é que o ser humano tem o raciocínio suficiente para conhecer as regras e se comportar melhor no trânsito. Os animais, não. Eles são irracionais e nós é que precisamos pensar por eles”.

Ela explica que, um cachorro, por exemplo, que esteja em situação de rua ou mesmo que tenha um tutor, mas que eventualmente sai de casa ou foge, sempre está à mercê de um atropelamento. “Para se ter uma ideia, a falta do senso de perigo de morte de um cão pode ser comparada à inocência de uma criança ao atravessar uma rua ou uma avenida. A criança precisa da ajuda e atenção de um adulto. O animal também precisa que nós raciocinemos por ele”.

A vereadora ressalta que não há números oficiais, mas atropelamentos envolvendo cães e gatos em vias públicas na cidade de João Pessoa são quase um fato corriqueiro. “É claro que acidentes acontecem, mas podem ter a certeza de que grande parte dos atropelamentos de cães e gatos poderia ser evitada”, diz. “Para que isso aconteça, basta as pessoas serem mais sensíveis e terem mais empatia com a vida dos animais”.

Por isso ela destaca a importância de uma campanha educativa no âmbito da Semob, com o apoio da Secretaria do Meio Ambiente, por meio da Coordenadoria de Políticas de Bem Estar Animal e Ambiental, visando a diminuição do número de acidentes de trânsito envolvendo animais, principalmente de cães e gatos nas ruas e avenidas da cidade.

“Protegendo a vida do animal em via pública, com certeza o motorista de um carro, caminhão, ônibus ou de uma motocicleta também vai estar protegendo sua vida e a do próximo. Porque o acidente envolvendo um animal também pode custar a saúde ou até a vida do motorista”.

Fabíola Rezende finaliza: “A educação sempre será o melhor caminho. Vamos trabalhar na busca de um trânsito mais humanizado. Tanto para os habitantes quanto para os animais desta cidade”.



Fonte: Espaço PB – Foto: Marcus Antonius – Contato: jorgerezende.imprensa@gmail.com

Comentários: