Fabíola Rezende comemora aumento de parlamentares envolvidos com a causa animal na Paraíba

Publicado em: 05/04/2022 às 03:25
Foto

“A causa animal tem ocupado cada vez mais espaços nas casas legislativas e fico feliz de ver que muitos parlamentares estão se sensibilizando e voltando suas ações também para essa área”. Comemora a ativista da causa animal Fabíola Rezende (PSB), que esta semana assume seu mandato de vereadora na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP).

Um desses exemplos, segundo Fabíola, é o Projeto de Lei 3.138/2 na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), de iniciativa do deputado estadual Jutay Meneses (Republicanos) – na foto –, que obriga motoristas a prestarem socorro aos animais atropelados. A propositura prevê multa de R$ 30 mil para infratores.

“Quando em 2016 me lancei candidata a vereadora de João Pessoa pela primeira vez, com a bandeira da causa animal, recebi muitas críticas e muita gente insistia naquela história de que ‘tem tanta coisa para se preocupar para se preocupar com bicho...’. Hoje, muita coisa mudou e muita gente, parlamentares e população, já entende que a causa animal é uma questão de interesse da sociedade”, lembra Fabíola Rezende.

Na justificativa do seu projeto, o deputado destaca que dezessete animais morrem por segundo por atropelamento, de acordo com dados do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), que aponta que 475 milhões de animais morrem por ano nas rodovias brasileiras. Para ele, a multa “tem a missão de promover uma mudança cultural na sociedade que passará a dispensar o cuidado necessário ao animal vítima de um acidente de trânsito”.

Outra iniciativa lembrada por Fabíola é da deputada estadual Rafaela Camaraense (PSB) que pretende levar para a Assembleia Legislativa o debate para a construção de uma política estadual de castração de animais. “Essa é também uma das minhas principais lutas que estarei levando para a Câmara de João Pessoa e a deputada vai fazer o mesmo, envolvendo a sociedade, as ongs, os protetores independentes e os poderes públicos. A castração em massa dos animais de rua é a base de todo o nosso trabalho”.

Assim que assumiu recentemente seu mandato na Assembleia, a deputada solicitou a criação da Frente Parlamentar de Proteção, Bem-Estar e Direito dos Pets, para promover debates dentro do parlamento e com a sociedade sobre a temática. “Essa também é uma iniciativa que levo para a Câmara de João Pessoa”, avisa Fabíola Rezende.



Fonte: Espaço PB – Foto: Assessoria – Contato: jorgerezende.imprensa@gmail.com

Comentários: