Escola de Panificação Itinerante do Senai e Ministério Público do Trabalho inicia cursos em João Pessoa

Publicado em: 15/09/2021 às 09:45
Foto

Trinta e dois alunos iniciaram, na segunda-feira (13), os cursos gratuitos de padeiro e confeiteiro oferecidos pela Escola de Panificação Itinerante do Senai e MPT, que se instalou na Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad), em João Pessoa. Os alunos beneficiados com os cursos são usuários atendidos pela Funad e familiares.

As aulas teóricas e práticas serão ministradas na Unidade Móvel de Panificação, que está instalada nas dependências da Funad e onde ficará pelos próximos dois meses. Pela manhã (das 7h:30 às 11h:30) são ministradas as aulas do curso de padeiro e à tarde (das 13h às 17h) acontecem as aulas do curso de confeiteiro. São 16 alunos por turno.

Para esse projeto, o Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) destinou R$ 215 mil ao Senai para transformar uma carreta na Escola Itinerante, com acessibilidade e cursos de padeiro e confeiteiro para pessoas de baixa renda, em cidades da Paraíba. A carreta do Senai recebeu adaptação para dar acessibilidade a cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.

A Escola de Panificação Itinerante ou Unidade Móvel de Panificação possui uma sala de aula que foi modernizada com carteiras mais adequadas e confortáveis, lousa interativa e data-show instalados num ambiente climatizado. Possui equipamentos novos, como masseira, divisora, freezer, geladeira, fogão e forno, além de outros utensílios de cozinha, como batedeira, microondas, filtro de água, panelas, colheres, entre outros.

A primeira turma de concluintes da Escola de Panificação Itinerante (com 16 jovens) recebeu os certificados dos cursos de padeiro e confeiteiro no último dia 3 de setembro, na Fazenda do Sol, em Campina Grande. O local acolhe jovens em tratamento de dependência química. Para o procurador do Trabalho Paulo Germano Costa de Arruda, a formatura dessa turma pioneira representa o êxito em uma das etapas do trabalho de recuperação dessas vidas. “Os internos agora têm uma profissão e a perspectiva é inseri-los no mercado de trabalho”, afirmou, desejando sucesso para as novas turmas que começaram as aulas na última segunda-feira na Funad.

“Nesses cursos de padeiro e confeiteiro, trabalhamos não só a formação técnico-profissional dessas duas ocupações, mas também, e principalmente, a humanização. Alcançamos nosso objetivo com êxito nessa primeira etapa, que nos leva a pensar num caminhar ainda mais sólido para que possamos continuar ofertando capacitação, formação técnica e humanização”, ressaltou o gerente executivo de Educação Profissional e Tecnológica do Senai-PB, Janildo Sales.



Fonte: Espaço PB com Assessoria – Foto: Reprodução – contato: jorgerezende.imprensa@gmail.com

Comentários: