Empregados da Caixa Econômica Federal representam quase metade de bancários com suspeita de contaminação em Pernambuco

Publicado em: 16/05/2020 às 03:32
Foto

Um total de 271 bancários de Pernambuco contraíram ou apresentam sintomas da covid-19. Desses, 105 são empregados da Caixa Econômica Federal (CEF) e 54 deles são casos suspeitos de terem sido contaminados pelo coronavírus. O número (54) representa 46% – quase a metade – dos 116 trabalhadores de seis bancos com suspeitas da doença no estado, segundo levantamento atualizado nessa sexta-feira (15) pelo Sindicato dos Bancários de Pernambuco e Associação do Pessoal da Caixa (Apcef-PE).

No Ceará, 12 agências da Caixa estão fechadas por suspeitas ou confirmações de empregados contaminados pela covid-19. A medida foi tomada, de acordo com a Apcef-CE, em duas unidades da capital, Fortaleza (Virgílio Távora e José Walter), e em dez agências do interior: Baturité, Camocim, Cascavel, Horizonte, Itaitinga, Limoeiro, Pacajus, Pecem, Sobral e Tauã. Em Pernambuco, mais uma unidade precisou suspender o atendimento na quinta-feira (14): a da Rua Capitão João Velho, no Centro de Caruaru, Agreste do estado.

“A situação só tende a piorar; inclusive, porque o pagamento da segunda parcela do auxílio emergencial começa nesta segunda-feira (18) e continua centralizado no banco”, alerta o presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), Sérgio Takemoto.

“A insistência do governo em manter o pagamento do auxílio centralizado na Caixa é uma atitude irresponsável, criminosa, com riscos enormes não só para os mais de 50 milhões de beneficiários – que têm enfrentado filas e aglomerações nas agências – como também para os 50 mil bancários da Caixa à frente deste atendimento essencial à população”, ressalta Takemoto, ao observar que, na segunda-feira, quase 20 milhões de cadastrados no Bolsa Família poderão fazer o saque do auxílio.



Fonte: Espaço PB com assessoria – Redação: contato@espacopb.com.br

Comentários: