Duas mil vozes de corais de nove estados vão estar em João Pessoa para o Festival Paraibano de Coros

Publicado em: 26/10/2022 às 20:35
Foto

A partir da próxima quarta-feira (2), e até o dia6, João Pessoa vai ser a sede do canto coral. Cerca de duas mil vozes dos estados de Alagoas, Ceará, Goiás, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, São Paulo e Sergipe sobem ao palco da Sala de Concertos Maestro José Siqueira, da Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego (Funesc) e soltarão a voz no XX Festival Paraibano de Coros – Fepac 2022, evento de caráter internacional e não competitivo que acontece desde 2003 na capital paraibana. Este ano, o Fepac está completando 20 anos de atuação. A entrada para as apresentações será um quilo de alimento, em caráter não obrigatório.

Atualmente, o festival é uma realização da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do Centro de Comunicação Turismo e Artes (CCTA) e do governo do estado, via Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego, com apoio cultural da Empresa Coteminas; do escritório de advocacia Mendonça & Crisanto; do escritório Eduardo Nóbrega e Mariana Arquitetos; e da Associação dos Docentes da UFPB – Aduf-PB.

Desde a primeira edição, o festival é coordenado pelo maestro Eduardo Nóbrega, professor do Departamento de Educação Musical da UFPB. A abertura oficial do Fepac ocorre na terça-feira (1º) com um concerto do Coral Universitário Gazzi de Sá, da UFPB; Coro em Canto da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG); e da Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP), sob a batuta do maestro Laércio Diniz.

O concerto contará ainda com a regência dos maestros Carlos Anísio, Eduardo Nóbrega, Marcílio Onofre e José Peppie Calvar. Este último, professor da Escola de Música da Universidade de Syracuse, nos Estados Unidos, e convidado especial para o Fepac.

A vinda do professor e maestro Peppie é resultado de um convênio articulado pelo maestro Eduardo Nóbrega entre a UFPB e a Universidade de Syracuse, em 2018, com a finalidade de promover intercâmbio cultural entre as duas instituições.

O professor também vai ministrar para os participantes do Fepac um workshop intitulado ‘Metodologia do Ensaio Coral’. O workshop ocorre no dia 4 de novembro, das 14h às 16h, e no dia 5, das 10h às 12h, no Auditório do Departamento de Música da UFPB.

Já as apresentações oficiais dos corais ocorrem a partir da quarta-feira (2) e se estendem até o domingo (6), com a participação de 45 coros que sobem ao palco da Sala de Concertos Maestro José Siqueira da Funesc. De 2 ao dia 5, os trabalhos se iniciam a partir das 18h, já no domingo o evento começará às 17h. Todos os dias antes das apresentações dos corais, o público vai poder prestigiar audições com grupos convidados.

Dentro da programação do Fepac ocorre a 1ª Convenção Nacional da Associação Brasileira de Coros (Abraco), no Auditório Gerard Parente, do Departamento de Música da UFPB, nos dias 4 e 5 de novembro, no período da manhã e à tarde.



Fonte: Espaço PB com Assessoria (Mônica Nóbrega) – Foto: Divulgação – Contato: jorgerezende.imprensa@gmail.com

Comentários: