Decisão brasileira do Mundial de Aviãzinho de Papel é realizada no Rio de Janeiro

Publicado em: 18/04/2022 às 11:05
Foto

Após 20 qualificatórias pelo Brasil e mais de 2,5 mil estudantes inscritos, o Campeonato Mundial de Aviãozinho de Papel chega à grande decisão nacional. Nesta segunda-feira (18), oitos “pilotos” conduzem seus aviões, movidos à força da imaginação e ciência, em busca do título do Red Bull Paper Wings e para carimbar o passaporte rumo à etapa mundial, em maio, na Áustria, diante de 61 países. O evento é realizado no Museu do Amanhã, um dos cartões-postais do Rio de Janeiro (RJ), a partir das 16h desta segunda-feira.

Sem cockpit, motores e trem de pouso, os finalistas brasileiros decolam em duas modalidades: Richard Amorim (PE), Isaac Queiroz (PR), Erlon Cardoso (PE) e Lucas Barbieri (RJ) encaram a disputa na categoria ‘Maior Distância’; enquanto José Silva (GO), Nayder Teixeira (MG), Matheus Amarante (PR) e Pedro Cruz (PR) se enfrentam no ‘Maior Tempo de Voo’. Os vencedores de cada grupo representarão o Brasil, em maio, na decisão mundial. Já o campeão da categoria ‘Acrobacia’, disputa 100% online, será divulgado no dia 22 de abril.

“Eu pratico atletismo nas modalidades de arremesso de peso e lançamento de discos. Como já tenho essa mecânica, desenvolvi o aviãozinho e treinei bastante. Minha expectativa para a final é melhorar minha marca. Espero ter a chance de ser campeão e dar o meu melhor no Rio de Janeiro”, afirma Richard, líder do ranking nacional, com lançamento de 37,10 metros.

“Eu sempre brincava com aviãozinho de papel, desde a infância. Em 2019, concorri na categoria ‘Maior Distância’ e fui campeão local do Red Bull Paper Wings. Nesta edição, eu me interessei pelo ‘Maior Tempo de Voo’. Desenvolvi técnicas e pesquisei bastante antes de competir. De olho na final, pretendo praticar e aperfeiçoar a simetria do avião, pois isso interfere bastante no desempenho”, afirma João Silva, estudante que ficou na primeira colocação da modalidade ‘Maior Tempo de Voo’, com índice de 9,62 segundos.

A decisão do Campeonato Mundial de Aviãozinho de Papel, evento respaldado pela Paper Aircraft Association, acontecerá no ambiente interno do Museu do Amanhã, com entrada gratuita (por ordem de chegada e capacidade limitada).

Em sua sexta edição, o Campeonato Mundial de Aviões de Papel conta com a presença de mais de 60 países e 405 qualificatórias pelo mundo. No Brasil, as seletivas da competição passaram por Ribeirão Preto (SP), Sorocaba (SP), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Londrina (PR), Manaus (AM), Maringá (PR), Ouro Preto (MG), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Salvador (BA). O Brasil já foi duas vezes campeão mundial: em 2006, com Diniz Nunes, e em 2009, Leonardo Ang, ambos no ‘Maior Tempo de Voo’. O público brasileiro pode acompanhar todos os resultados e a disputa no país e no mundo clicando aqui.



Fonte: Espaço PB com Assessoria – Foto: Denis Klero/Red Bull Content Pool – Contato: jorgerezende.imprensa@gmail.com

Comentários: