Curso na Paraíba ensina akuntsu, cabo-verdiano, coreano, italiano, hindi, libras, maori e romeno

Publicado em: 24/02/2023 às 21:20
Foto

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do Instituto de Estudos Linguísticos e Culturais (Inelc) – clique aqui –, está abrindo 90 vagas para o Curso Línguas e Sistemas de Escrita: akuntsu, cabo-verdiano, coreano, italiano, hindi, libras, maori e romeno. O curso é gratuito e a inscrição pode ser realizada até a próxima quarta-feira (1º), pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) – clique aqui.

Podem se inscrever pessoas de qualquer idade ou área de atuação, com ou sem formação universitária, incluindo alunos do ensino fundamental, desde que saibam ler e escrever. A organização disponibilizou um tutorial para auxiliar na realização das inscrições pelo Sigaa – clique aqui.

As aulas serão realizadas, semanalmente, às quintas-feiras, das 14h às 17h, entre os dias 2 de março e 4 de maio. Todas as aulas serão síncronas online, por meio da plataforma Google Meet, e totalizam uma carga horária de 30h.

O coordenador do projeto de extensão que realiza o curso, professor Magdiel Aragão Neto, do Departamento de Língua Portuguesa e Linguística da UFPB, esclarece que, embora os inscritos aprendam, em um nível introdutório, a ler e escrever algumas palavras e pequenas frases, o foco do curso será na descrição e explicação de alguns aspectos linguísticos desses idiomas e seus respectivos sistemas de escrita.

De acordo com o coordenador, o objetivo do curso é proporcionar às pessoas acesso a línguas diferentes das que podem ser facilmente encontradas nas mídias. “Por exemplo, a gente traz duas línguas indígenas, uma língua brasileira – que é o akuntsu – e uma língua estrangeira – que é o maori, língua indígena da Nova Zelândia. A gente traz também o cabo-verdiano, que já é uma língua derivada do português, um crioulo do português que existe em Cabo, mas muitos brasileiros nem sabem que existe essa língua lá. A gente traz também o romeno, que, à primeira vista, parece uma língua bem diferente, e o hindi, a principal língua falada na Índia”, explica o docente.

No curso serão abordados assuntos tipicamente linguísticos, como, por exemplo, assuntos gramaticais referentes à fonologia, morfologia, sintaxe, além do aspecto linguístico também dos sistemas de escrita. Além dos diferentes sistemas de escrita, serão abordados aspectos culturais dos locais onde as línguas são faladas, a exemplo do romeno, língua irmã do português, porém pouco conhecida, falada na Romênia e Moldávia.

Além do professor Magdiel, as aulas serão ministradas pelas professoras da UFPB Edneia de Oliveira Alves, que ministrará o Curso de Libras, e Carolina Coelho Aragon, que ministrará a aula de akuntsu. Também haverá a participação internacional do professor Olavo Bilac Cardoso, falante nativo do cabo-verdiano.

Sobre a participação de um professor de Cabo Verde, Magdiel destaca que normalmente se desconhece que em países da África se fala o português e que, enquanto moradores de Cabo Verde e de outras nações têm fácil acesso à cultura de Brasil e Portugal, os brasileiros têm pouco contato com países do continente africano que também falam português.

“Então, a importância do professor Olavo Bilac de Cabo Verde é justamente essa: pra gente ver um outro lado, de pessoas que têm uma cultura, que têm algum vínculo histórico e linguístico também com a nossa, mas, mesmo assim, a gente ainda não olha com a devida atenção para esses países”, diz Magdiel.

A programação do curso: 2 de março – sistemas de escrita; 9 de março – akuntsu; 16 de março – maori; 23 de março – cabo-verdiano; 30 de março – italiano; 6 de abril – romeno; 13 de abril – libras; 20 de abril – coreano; 27 de abril – hindi; e 4 de maio – estudo sobre o português brasileiro.



Fonte: Espaço PB com Ascom-UFPB (Elidiane Poquiviqui) – Foto: Angélica Gouveia – Contato: jorgerezende.imprensa@gmail.com

Comentários: