Nesta sexta-feira (8), a partir das 10h, a Feira dos Aromas da Fundação Casa de José Américo (FCJA) vai receber todo o ritmo e a energia do grupo Coco de Roda Potiguara – Flor de Laranjeira. A atividade tem entrada gratuita. O grupo é formado por integrantes de tribos indígenas da cidade de Baía da Traição, município localizado no litoral norte paraibano.
A Feira dos Aromas é realizada semanalmente, todas às sextas-feiras, sempre das 8h às 14h, colocando à disposição do público (visitantes locais e turistas) uma variedade de atrações e serviços. A FCJA está localizada à Avenida Cabo Branco, 3336, na orla de João Pessoa.
A coordenadora da feira, Shâmara Rached, explica que o grupo indígena é formado por cerca de quarenta pessoas e levará “muita cultura e cor” para a Fundação Casa de José Américo. “Eles trarão, além do belíssimo coco de roda, a gastronomia e outros produtos indígenas para a comercialização na feira. Será uma grande celebração”, prevê Shâmara.
O coco é uma dança de roda e ritmo da região Nordeste do Brasil. De origem remota, surgiu nos engenhos de açúcar da antiga Capitania de Pernambuco, com influências dos batuques africanos e dos bailados indígenas. A primeira referência que se tem sobre o coco data da segunda metade do século XVIII, segundo informações da Wikipédia – Enciclopédia Livre.
Na Feira dos Aromas, o consumidor encontra produtos orgânicos, vindos diretamente da roça e com preços acessíveis. Com seus sabores, cheiros e sons, a feira dispõe de frutas, tubérculos, ovos, verduras, livros, artesanato, música, gastronomia regional e plantas ornamentais.
Ao frequentar o evento semanal, o visitante também tem a oportunidade de conferir detalhes da vida e obra do patrono da FCJA, no Museu Casa de José Américo, onde o escritor e político paraibano viveu expressiva parte de sua vida. O espaço abriga mobiliário original da época, obras de arte, objetos de uso pessoal, comendas, biblioteca e arquivo fotográfico.
Outro atrativo do local é o Mausoléu, cujo monumento guarda os restos mortais de José Américo e de sua esposa, dona Alice. Instalado no pomar da FCJA, o monumento se destaca pela base triangular e um obelisco com escultura em bronze, além de um espelho d’água.
Fonte: Espaço PB com Secom-PB – Foto: Reprodução – Contato: jorgerezende.imprensa@gmail.com
Comentários: