Centro de Referência da Renda Renascença e do Artesanato é inaugurado no Cariri paraibano

Publicado em: 26/11/2021 às 20:15
Foto

O governador da Paraíba, João Azevêdo (Cidadania), inaugurou na noite da quinta-feira (25), em Monteiro, na Região do Cariri paraibano, o Centro de Referência da Renda Renascença e do Artesanato (Crença). O espaço, um sonho antigo de cerca de três mil rendeiras, será fundamental na preservação da tipologia, que é símbolo da região, promovendo o desenvolvimento cultural, turístico e econômico. O governo do estado ainda destinou R$ 760 mil para as rendeiras, por meio do Programa Empreender-PB.

A solenidade de inauguração do Crença teve como ponto alto o desfile da coleção #SomosTodosParaíba, resultado das consultorias ministradas pelo renomado estilista Ronaldo Fraga e inspirada na obra do artista plástico paraibano Flávio Tavares. Quem prestigiou o evento se emocionou ainda com a trilha sonora interpretada pela cantora Sandra Belê, com clássicos da música nordestina e do cancioneiro popular.

Para o governador João Azevêdo, a criação do Crença vem coroar uma série de vitórias do artesanato paraibano, resultado dos investimentos do governo do estado no segmento. “Este espaço é o coroamento de um projeto que foi pensado, detalhado e construído por muitas mãos, desde a sua concepção. Realizamos um grande desfile em João Pessoa, fruto da capacidade, da inteligência do grande Ronaldo Fraga. Posteriormente, conseguimos levar a renda renascença para fazer a abertura do São Paulo Fashion Week, levando a renda renascença para o mundo. Agora chega o momento de coroar esse projeto, que representa toda uma região, num belíssimo prédio e num local extremamente digno”, ressaltou João Azevêdo, agradecendo a parceria com a Prefeitura de Monteiro.

A primeira-dama do estado e presidente de honra do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), Ana Maria Lins, destacou a importância do Crença na preservação da renda renascença. “Estou muito feliz com esse sonho, que hoje se torna realidade. E tenho certeza de que é o sentimento de todos nós. O Crença é o grande estímulo que faltava para que essas mulheres guerreiras do Cariri paraibano seguissem transmitindo esse grande legado cultural, que é a renda renascença”, enfatizou, destacando que os municípios de Camalaú, São Sebastião do Umbuzeiro, São João do Tigre e Zabelê, que integram o arranjo produtivo, também serão beneficiados.

A prefeita de Monteiro, Anna Lorena (PL), também lembrou que a parceria com o governo do estado na implantação do Centro de Referência da Renda Renascença e do Artesanato beneficia toda a região. “Se Monteiro se desenvolve, Sumé e Serra Branca, por exemplo, também se desenvolvem. Então, só temos a agradecer ao governador João Azevêdo e à primeira-dama Ana Maria Lins que, desde o início, acreditou neste projeto e o levou até ao governador”, afirmou.

A gestora do PAP, Marielza Rodriguez, ressaltou que a instalação do Crença no Centro da cidade de Monteiro simboliza uma série de investimentos do governo do estado no artesanato paraibano. “O governador João Azevêdo, ao lado da primeira-dama Ana Maria Lins, não tem medido esforços no fortalecimento do artesanato paraibano, e esse lindo prédio é uma prova viva desse apreço de João Azevêdo pelo segmento. A ideia é que a gente tenha aqui um laboratório permanente de inovação da renda renascença e do artesanato como um todo”, afirmou.

O coordenador do Procase, Aristeu Chaves, classificou a inauguração do Crença como um dia histórico para a região do Cariri. “É um dia histórico, porque o Centro de Referência da Renda Renascença nasceu de uma grande iniciativa, com a liderança da primeira-dama Ana Maria Lins, que visitou os cinco municípios que produzem a renda renascença; as visitas foram a inspiração para a concepção deste projeto, que vai gerar muitos frutos para toda a região”, frisou.

Localizado em um prédio histórico, no Centro de Monteiro, o Centro de Referência da Renda Renascença e do Artesanato (na foto) será o estímulo de que as cerca de três mil rendeiras precisavam para “o fazer artesanal” que, há séculos, encanta o mundo.

O governador João Azevêdo afirmou que, além de fortalecer a cultura, o equipamento vai gerar grandes oportunidades para as artesãs. “Não há dúvidas do valor cultural do artesanato, mas ele é também um grande fator de geração de renda e ocupação. E é justamente com essa visão que o governo que eu represento não tem medido esforços no fortalecimento de um segmento que tem potencial de incluir, de oferecer dignidade a centenas de famílias, que é o artesanato”, avaliou.



Fonte: Espaço PB com Secom-PB – Foto: André Lúcio – Contato: jorgerezende.imprensa@gmail.com

Comentários: