Cenários de praias paraibanas inspiram obra de livro a ser lançado em João Pessoa

Publicado em: 14/09/2023 às 17:20
Foto

Tabatinga, Cabo Branco, Jacumã, Tambaú, Carapibus. Cenários de praias paraibanas que ambientaram muitas das inspirações para as poesias do livro ‘Poemas Completos’, que será lançado na próxima quarta-feira (22), em João Pessoa. A obra é de autoria do escritor, advogado, biólogo e professor Boisbaudran Imperiano.

O lançamento de ‘Poemas Completos’ será às 18h30 na Livraria do Luiz, no Mag Shopping, na capital paraibana. Esse será o 15º livro na carreira de escritor de Boisbaudran, que se notabilizou pela escrita técnicas de obras nas áreas de meio ambiente e de Direito Ambiental.

“Essa é a minha estreia no universo da poesia, tomando coragem de compartilhar uma produção literária que eu venho fazendo desde os anos de 1970”, revela. Segundo o autor, os 61 poemas contidos nas 170 páginas da nova obra foram escritos a mão num caderno, onde ele cataloga a data e o local. “Escolhi uma parte deles, referentes aos anos de 1970, 1980 e 2000”.

Boisbaudran Imperiano descreve a sua poesia como um reflexo de seu lado mais humano e intimista, uma forma de expressar sentimentos. “Há poemas que retratam sentimentos, romantismo, mas também críticas, acidez, regionalismo e protesto”.

Em 1983, em Carapibus, escreveu ‘Implosão (Apocalipse III)’ que exorta a beleza do solo sagrado e não destruição por meio da falta de razão do homem.

No poema ‘Capital das Acácias (Pará yba)’, o último escrito por ele em agosto deste ano, Boisbaudran Imperiano homenageia a cidade em que vive desde os anos de 1970, numa referência aos 438 anos de João Pessoa. “Pará yba, que me encantou e seduziu. Pará yba, que escolhi para viver e morar”, diz ele num dos trechos da poesia ilustrada pela tela do artista plástico Antônio Cláudio Ximenes Massa, intitulada ‘João Pessoa em vermelho e Preto’.

‘Poemas Completos’ foi editado pela Sal da Terra, possui ilustrações de fotos de pinturas a óleo sobre tela também de Lenice Campelo. O prefácio é de Ricardo Bezerra e a apresentação de Everaldo Dantas Nóbrega, ambos membros das Academias Paraibanas de Letras Jurídicas e de Poesia.

Boisbaudran Imperiano é Pernambucano de Caruaru e tem 60 anos. Hoje divide o tempo na atuação profissional como professor e advogado, tanto em João Pessoa quanto em Natal, no rio Grande do Norte. Ele é também Acadêmico da Academia Paraibana de Letras Jurídicas (APLJ).

O escritor é autor das seguintes obras: ‘Questão Ambiental na Paraíba – O Que Todo Empresário Precisa Saber’ (1998); ‘Analista Ambiental – Conhecimentos Específicos’ (2002); ‘Proteção ao Meio Ambiente na Paraíba: Coletânea da Legislação Ambiental’ (1ª edição em 2001 e 2ª edição 2004); ‘Coletânea de Legislação do Meio Ambiente do Estado de Alagoas’ (2005); ‘Direito e Gestão Ambiental: O que as Empresas Devem Saber’ (1ª edição em 2007 e 2ª edição em 2011); ‘Direito, Auditoria e Instrumentos de Gestão Ambiental’ (2012); ‘Direito Ambiental: Concursos e Exames’ (2013); ‘Sustentabilidade Ambiental’ (2014); ‘Direito, Auditoria e Perícia Ambiental’ (2015 e 2016); ‘Direito do Meio Ambiente Consolidado’ (2017); ‘Direito & Meio Ambiente: Danos, Impactos e Valoração’ (2018); ‘Recursos Trabalhistas: Sinopse Jurídica’ (2019); e ‘Meio Ambiente & Direito Ambiental em Debate’ (2021).



Fonte: Espaço PB com Assessoria (Michelle Sousa) – Fotos: Divulgação – Contato: jorgerezende.imprensa@gmail.com

Comentários: