Cantora de João Pessoa foi a primeira paraibana a gravar LPs de rock e de forró, garante pesquisador

Publicado em: 17/07/2022 às 03:30 - Atualizado em: 25/10/2022 às 04:38
Foto

O pesquisador e ativista cultural Jocelino Tomaz, de Caiçara, município do interior paraibano, garante que a cantora paraibana Mêves Gama foi a primeira paraibana a gravar dois gêneros musicais bastante distintos: o forró e o rock. Idelvita Pereira Gama, a Mêves Gama, nasceu em João Pessoa, em 1940 e aos 11 anos já se destacava na Rádio Tabajara, em João Pessoa e que hoje integra a Empresa Paraibana de Comunicação (EPC).

De acordo com o pesquisador, em 1958 ela realizou suas primeiras gravações: os forrós ‘Receita de Canjica’ e ‘Forró da Dorotéia’, que estão no LP ‘Viva São João’. Com essas gravações, Mêves teria sido a primeira paraibana a gravar e ter sucesso no gênero forró.

Ainda conforme Jocelino Tomaz, a versatilidade de Mêves também pode ser comprovada no LP ‘Psicose Musical’ (na foto), lançado em 1960, com músicas de ritmos variados e entre eles alguns rocks, com destaque para ‘Canção do Recruta’. Esse teria sido o primeiro disco com música de rock gravado na Paraíba e Mêves também foi a primeira paraibana a gravar um rock.

Leia a matéria completa no Portal Mídia, do município de Guarabira, na Região do Brejo paraibano, clicando aqui.



Fonte: Espaço PB com Portal Mídia – Foto: Reprodução – Contato: jorgerezende.imprensa@gmail.com

Comentários: