Botafogo paraibano garante classificação para quadrangular de acesso à Série B

Publicado em: 26/09/2021 às 08:25
Foto

Pela 18ª e última rodada da primeira fase da Série C, o Botafogo da Paraíba empatou em 1 a 1 com o Santa Cruz no início da noite desse sábado (25), em partida disputada na Arena de Pernambuco, em Recife. Com apenas 12 pontos, o Santa Cruz já estava rebaixado desde a penúltima rodada e se despediu da competição como lanterna do grupo A. Já o Botafogo foi buscar a classificação para o quadrangular de acesso e conseguiu, encerrando a primeira fase na terceira posição, com 27 pontos.

O Botafogo agora foca no quadrangular de acesso e já conheceu seus adversários da próxima fase, que são Paysandu (PA), Ituano (SP) e Criciúma (SC).

As equipes se encontraram em situações completamente opostas. Enquanto para um lado o jogo era cumprido apenas de forma protocolar, do outro valia... e muito. E o resultado, justo pelo futebol apresentado, foi o suficiente para que os paraibanos pudessem voltar para casa com o que foram buscar: a classificação para o quadrangular de acesso.

Na partida, o Belo, que esta semana completa 90 anos de fundação, era o time em campo que ainda tinha algo a buscar com o resultado da partida, e se impôs mais na etapa inicial. E logo aos três minutos já havia levado perigo à meta do goleiro Marcão – que jogou como titular no lugar Jordan. Aproveitando melhor os contra-ataques, o Botafogo teve, pelo menos, três chances claras de abrir o placar.

Mas o primeiro gol só saiu aos 42 minutos do primeiro tempo, após o juiz marcar pênalti para a equipe paraibana. Na cobrança, Cleyton deslocou o goleiro Marcão e balançou as redes. Antes dessa penalidade, os visitantes haviam reclamado de outro lance, que também teria sido pênalti, mas que não foi marcado pelo árbitro Rodrigo Raposo.

Para a etapa final, Roberto Fernandes fez o seu time voltar cheio de mudanças. Pipico, Breno Calixto e Tarcísio saíram e deram as vagas para Léo Gaúcho, Leonan e Eduardo. E as alterações surtiram efeito.

Mais agressivo, foi do Santa Cruz a primeira finalização do segundo tempo, com Leonan chutando prensado, mas sem preocupar o goleiro Felipe, que defendeu com tranquilidade. Sentindo o volume do clube pernambucano, que havia equilibrado a partida, o Belo passou a se aproveitar das brechas dadas pelo Santa Cruz, apostando no contra-ataque e por muito pouco não ampliou.

Aos 15 minutos, Lelê fez uma boa recuperação de bola e avançou para o ataque. Viu Leo Gaúcho na área e mandou para o atacante, que arrumou e passou para Eduardo, que estava melhor posicionado na frente do gol. Eduardo chutou, a bola ainda desviou, mas o destino permaneceu: a rede do Botafogo.

A Cobra Coral ainda chegou a surpreender, com Frank, mas o placar não foi alterado até o fim da partida, que terminou empatada em 1 a 1. O resultado foi suficiente para o Belo, já que o Ferroviário, do Ceará, único clube que poderia ultrapassá-lo na tabela, havia perdido o seu confronto.

Ficha de jogo

O Santa Cruz entrou em campo com Marcão; Rafael Castro, Breno Calixto (Leonan) e Júnior Sergipano; Gilmar, Tarcísio (Eduardo), Maycon Lucas e João Cardoso; Frank (Marcelinho), Lelê e Pipico (Léo Gaúcho). O técnico é Roberto Fernandes. Já o Botafogo foi com Felipe; Savio, D. Felipe, W. Machado e Tsunami; Tinga, Pablo (Amaral), Clayton (Ederson) e Cleyton (Marcos Aurélio); Welton (Gabriel Araújo) e Juba (Luã Lúcio). O técnico é Gerson Gusmão.

O árbitro da partida foi Rodrigo Batista Raposo (DF), com assistências de Leila Naiara Moreira da Cruz e Lucas Costa Modesto, ambos também do Distrito Federal. Ocorreram cartões Amarelos para Júnior Sergipano e Maycon Lucas, do Santa Cruaz; e para Clayton, do Botafogo.



Fonte: Espaço PB com Folha de Pernambuco (Marjourie Corrêa) – Foto: Alexandre Gondim – Contato: jorgerezende.imprensa@gmail.com

Comentários: