
O Coletivo de Mulheres Negras na Paraíba – Abayomis-PB realiza neste sábado (5), a partir das 17h30, a 7ª edição do Buyìn Dudu: recontando nossas histórias. O evento celebra a vida e o legado de mulheres negras paraibanas. A cerimônia acontece na Sala Vladimir Carvalho, na Usina Cultural Energisa, em João Pessoa, com entrada gratuita.
Nesta edição de 2025, seis mulheres com trajetórias marcantes recebem a honraria da entidade: Mãe Rita Preta (yalorixá), Mestra Cida de Caiana (cirandeira), Luza Maria (prostituta e ativista), Jadiele Berto (gestora pública) e as afroempreendedoras Rossana e Rayssa Holanda, do Porto do Capim.
A programação conta com o show da cantora paraibana Natália Bellar e performances das atrizes Norma Góes e Jinarla, com apresentações artísticas que exaltarão a potência das mulheres negras na Paraíba. O Buyìn Dudu integra a programação do Julho das Pretas e da 27ª edição do 25 de Julho na Paraíba, reafirmando o protagonismo das mulheres negras e sua luta por justiça racial e de gênero.
A solenidade também faz parte da mobilização nacional rumo à II Marcha das Mulheres Negras por Reparação e Bem Viver, que acontece em novembro, com a expectativa de reunir mais de um milhão de mulheres negras nas ruas de Brasília.
Mais informações com Pery Camilo (83-98735-8094), Durvalina Rodrigues (83-98773-0301) e Terlúcia Silva (83-98817-2648).
Fonte: Espaço PB com Assessoria – Foto: Reprodução – Contato: jorgerezende.imprensa@gmail.com
Comentários: