João Pessoa foi listada pelo Booking como um dos dez destinos em alta para 2025. g1 preparou uma lista com as opções para aproveitar na capital paraibana.
🌆João Pessoa, capital da Paraíba, está conquistando os holofotes internacionais como um dos destinos em alta para 2025, segundo a lista divulgada pela plataforma de viagens Booking. Conhecida por suas praias paradisíacas, cultura e conhecida como a "Porta do Sol" — por ser o ponto mais oriental das Américas e o primeiro a receber os raios solares no continente —, a cidade tem se destacado e despertado a atenção dos visitantes.
🌴Com paisagens deslumbrantes, João Pessoa também tem uma herança cultural forte e opções para todos os estilos de viajantes. A capital paraibana é ideal tanto para quem busca relaxar à beira-mar quanto para quem deseja conhecer sua arquitetura, gastronomia e tradições.
Letreiro "João Pessoa", instalado em 2021 no calçadão da praia de Cabo Branco, ao lado do busto de Tamandaré, tem uma marca que simboliza o sol ao centro das duas palavras — Foto: Dayse Euzébio/Secom-JP
☀️O g1 preparou uma lista com os principais pontos turísticos que tornam João Pessoa um destino que será procurado pelos turistas em 2025.
Praia de Cabo Branco
Academia ao ar livre na praia de Cabo Branco, em João Pessoa — Foto: Sérgio Lucena/Secom-JP/Divulgação
A praia de Cabo Branco é uma das mais conhecidas de João Pessoa. O bairro, que leva o mesmo nome, tem uma imensa variedade de restaurantes, bares e hotéis, além do famoso calçadão que faz divisa com o bairro de Tambaú e também oferece várias opções de lazer, como passeio de bicicleta.
Praia de Tambaú
Hotel Tambaú é uma das opções de hospedagem em João Pessoa — Foto: Felipe Gesteira/Secom-JP
A Praia de Tambaú também é uma das mais famosas de João Pessoa. Na orla da praia de Tambaú os turistas também podem encontrar a famosa Feirinha de Tambaú, onde há lojas de artesanato e muita gastronomia típica nordestina.
O Busto de Tamandaré, onde há o letreiro temático da cidade de João Pessoa, fica em Tambaú. No local se concentram vários pontos comerciais, com restaurantes, hotéis, pousadas e lojas. Ou seja: a Praia de Tambaú é a mais movimentada para curtir a noite.
Cabo Branco
Praia de Cabo Branco, em João Pessoa — Foto: Eduardo Fechine
No bairro de Cabo Branco os turistas podem encontrar em um só lugar diversas opções para se divertir. Tem a praia, o farol do Cabo Branco, localizado em uma falésia da praia de Cabo Branco a cerca de 800 metros ao norte da Ponta do Seixas, ponto mais oriental das américas.
Há também a Estação Cabo Branco, conhecida na região como Estação Ciência. O local foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer e funciona desde 2008, com estrutura que oferta cultura, arte e ciência para a população local e também para quem vem de fora. A entrada é gratuita.
Centro Histórico de João Pessoa
Casa no Centro Histórico de João Pessoa — Foto: Iphaep/Divulgação
Quem gosta de experiências históricas não pode deixar de conhecer o Centro Histórico de João Pessoa. O conjunto arquitetônico de obras históricas fica a cerca de 10km de Tambaú, no Centro de João Pessoa.
No centro há a Praça João Pessoa, Hotel Globo, Casa da Pólvora, Centro Cultural São Francisco e o Mercado Central de João Pessoa. Quem visita o espaço pode participar, também, de ações culturais como o “Sabadinho Bom”, projeto que leva música gratuita todos os sábados, na Praça João Pessoa, além das exposições fixas e itinerantes na Casa da Pólvora.
Museu da Cidade de João Pessoa
Museu da Cidade de João Pessoa — Foto: Divulgação/Governo da PB
O Museu Cidade de João Pessoa fica na Praça da Independência, onde morou o então presidente da Paraíba, entre 1928 e 1930, João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque. O local abriga o acervo histórico da capital paraibana, incluindo fotografias, objetos históricos e documentos que recontam a trajetória da cidade, além de exposições temporárias.
Parque da Lagoa
Parque da Lagoa, em João Pessoa — Foto: Alexandre Freire/Secom-JP
Um dos principais cartões postais de João Pessoa, o Parque Solon de Lucena, popularmente conhecido como Parque da Lagoa, tem 35 mil metros quadrados. Ao todo são 12 praças, ciclovia, pista de cooper e de skate, além de uma área para esportes radicais com parede de escalada.
O parque é super frequentado e conta com mais de 500 pontos de iluminação, segundo a prefeitura da cidade. A Lagoa é conhecida como o coração da capital paraibana e quem a visita também encontra uma área verde imensa composta por palmeiras e árvores nativas, como ipês amarelos.
Parque das Três Ruas
Parque das Três Ruas, em João Pessoa — Foto: Kleide Teixeira/Secom-JP
Recém-inaugurado, o Parque das Três Ruas é uma área ideal para quem quer praticar esportes ou frequentar com a família.
O parque, que se estende por 9,3 hectares e possui dois quilômetros de extensão linear, conta com quadras para a prática de esportes, decks de madeira para contemplação da natureza, ciclovia, pista para caminhada, parquinhos para crianças, bancos, jardins, estacionamento e bicicletário.
Farol do Cabo Branco
Farol de Cabo Branco, de onde é possível ver o ponto mais oriental das américas — Foto: Cornélio Lima/Secom-JP
Entre os principais pontos turísticos de João Pessoa está o farol do Cabo Branco, localizado no bairro de mesmo nome e próximo à Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes.
O local oferece uma visão privilegiada do mar da capital paraibana e está aberto à visitação gratuita. Segundo a Secretaria de Turismo de João Pessoa (Setur), o farol está funcionando normalmente e possui um estacionamento para quem for de carro.
Por ficar em uma localização com pouca movimentação, é recomendável visitar o local durante o dia.
Passeio de buggy em João Pessoa
Uma das formas de conhecer o Litoral da Paraíba é fazendo um passeio em João Pessoa com buggy. Existem rotas pelo Litoral Sul e Litoral Norte, feitas por diversas empresas. Os visitantes podem se encantar com outras belezas naturais presentes na região, como as falésias e a flora local. Além disso, conhecer as praias de jet ski e barco também são dicas de passeios para fazer em João Pessoa.
O passeio do Litoral Sul, por exemplo, passa por praias como Barra de Gramame, Praia do Amor, Mirante do Dedo de Deus, Praia de Tabatinga, Praia de Coqueirinho e a Praia Naturista de Tambaba.
A maioria das empresas que fazem esses passeios em João Pessoa podem ser encontradas na internet. Vale destacar que é importante verificar se a credibilidade antes de contratar.
Piscinas Naturais do Seixas
Praia do Seixas, em João Pessoa — Foto: Aline Oliveira/G1 PB
Se você deseja um passeio paradisíaco, a poucos minutos da área mais urbana da capital, visite as piscinas naturais do Seixas. Estes passeios em João Pessoa podem ser feitos em catamarãs que saem da praia da Penha e dura em média de 15 minutos até a chegada às piscinas. O local é o destino de mergulhadores e turistas que buscam tranquilidade, beleza e o contato com espécies marítimas.
MAP - Mercado de Artesanato Paraibano
O Museu do Artesanato Paraibano Janete Costa é um espaço cultural para quem quer prestigiar o artesanato em João Pessoa. Inaugurado em 2005, o museu abriga um acervo com mais de mil peças produzidas na Paraíba, de diferentes tipologias, como fibras, cerâmica, madeira, fios, rendas, bordados, brinquedos populares, flandres e metais.
João Pessoa em alta para 2025
João Pessoa, com 47,11 m² de área verde por habitante, é uma das cidades mais arborizadas do Brasil, reconhecida pela ONU por sua qualidade de vida e ambiente saudável. — Foto: Divulgação
Estudo da Booking, plataforma de viagens, divulgado em 23 de novembro, aponta que João Pessoa, capital da Paraíba, ganhou destaque internacional ao ser listada entre os dez destinos em alta para 2025. A previsão da empresa se baseia numa pesquisa com mais de 27 mil pessoas de 33 países e territórios, que apontou tendências e preferências dos viajantes para o próximo ano.
A inclusão de João Pessoa posiciona a cidade como um destino que combina beleza natural, cultura e hospitalidade, aspectos que estão conquistando cada vez mais os turistas de todo o mundo. Entre as outras cidades selecionadas estão destinos renomados como São Pedro do Atacama, no Chile, e Tromso, na Noruega.
A lista completa de destinos em alta inclui:
- Houston, Texas, Estados Unidos;
- João Pessoa, Paraíba, Brasil;
- Naha, Okinawa, Japão;
- Sanya, China;
- Tignes, França;
- Trieste, Itália;
- São Pedro do Atacama, Chile;
- Tromso, Noruega;
- Villajoyosa, Espanha;
- Willemstad, Curaçao.
Em 2022, João Pessoa apareceu em outro ranking. A cidade é uma das mais bem preparadas do Brasil para receber os chamados nômades digitais, que são aqueles profissionais que não têm um lugar fixo para trabalhar e usam a tecnologia a seu favor para desenvolver atividades à distância. A informação é de uma pesquisa divulgada pela empresa de tecnologia da informação StartSe.
Os entrevistados citaram entre os motivos de João Pessoa ser uma das melhores do Brasil para receber nômades digitais três principais fatores: velocidade de conexão com a internet, custo de vida e atrações próximas.
Em João Pessoa ou a poucos minutos da cidade, são encontradas praias com cenários de tirar o fôlego, tanto para quem busca águas tranquilas, mas também para quem procura ondas agitadas para a prática de surfe. Além disso, os passeios em João Pessoa oferecem valores acessíveis e fáceis de chegar, assim como uma gastronomia privilegiada.
Atrações da Grande João Pessoa
Além das opções turísticas na capital paraibana, outras cidades da Grande João Pessoa, como Cabedelo e no Conde, que ficam a poucos minutos de distância, também podem ser incluídas no roteiro de turismo dos visitantes.
Ilha de Areia Vermelha
A Ilha de Areia Vermelha é um dos principais destinos dos turistas que visitam João Pessoa. Ela se forma quando a maré está baixa, próximo a praia de Camboinha, em Cabedelo, vizinho a João Pessoa.
O acesso até a Ilha de Areia Vermelha é feito por catamarãs. Mas, é preciso saber que o passeio depende da maré, pois o banco de areia só se forma quando as águas baixam. Também é necessário ficar atento ao tempo de passeio.
Praia do Jacaré
Jurandy do Sax toca bolero de ravel durante o pôr-do-sol no Rio Paraíba, na Praia do Jacaré, em Cabedelo, PB — Foto: Krys Carneiro/G1
Entre as opções para o que fazer em João Pessoa está o litoral da Região Metropolitana da capital. E os amantes do pôr do sol têm um lugar especial para se visitar no litoral paraibano: a Praia do Jacaré. Localizada em Cabedelo, município vizinho de João Pessoa.
A Praia do Jacaré conta com uma área de encontro do Rio Paraíba com o mar, onde o pôr do sol pode ser observado ao som do músico Jurandir do Sax.
Os turistas podem fazer passeios em catamarãs e também curtir a orla da praia. Na região há vários bares, restaurantes e quiosques, além de lojinhas de roupas e artesanato.
Praias do litoral sul – Costa do Conde
Praia de Coqueirinho, no Litoral Sul da Paraíba — Foto: Clara Rezende/G1
A região da Costa do Conde, no litoral sul paraibano, fica a cerca de 30 km da capital paraibana, João Pessoa. Entre as praias mais famosas da região estão Tabatinga, Coqueirinho e Tambaba, conhecida pelo nudismo permitido em um dos lados da praia.
As praias da Costa do Conde são famosas pelas falésias e pela cor cristalina das águas. A badalada praia de Jacumã, que também fica na região, é destino certo para carnavalescos que gostam de brincar e se divertir com shows musicais e banho de mar.
Praia Bela
No município de Pitimbu, Litoral Sul paraibano, encontramos a praia Bela. Como o nome já diz, o cenário parece que foi pintado à mão. As ondas por lá são mais altas e fortes, por isso, a praia é procurada frequentemente por surfistas.
A melhor época para surfar na praia Bela é nos preparativos para o inverno, em meados de março a maio, que é quando se potencializa o vento terral - aquele que sopra da terra para o mar, deixando a onda mais lisa.
Fonte: Espaço PB – G1/PB Redação - Foto: Sérgio Lucena/Secom-JP: contato@espacopb.com.br
Comentários: